Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2013 - 14h46min

Deputado Saretta manifesta preocupação com o crescente número de acidentes de trabalho

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta (PT). Foto: Fábio Queiróz

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado na data de 28 de abril, foi destaque no pronunciamento do deputado Neodi Saretta (PT), na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quinta-feira (25). O deputado é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador, cujo objetivo é apoiar, incentivar e assistir estudos relativos à defesa da saúde do trabalhador em Santa Catarina, além de contribuir na elaboração da Política Estadual em Defesa da Saúde do Trabalhador.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), citados por Saretta, apontam que cerca de 270 milhões de trabalhadores sofrem acidentes de trabalho por ano no mundo. Ainda, as doenças relacionadas ao trabalho geram impactos econômicos e representam aos países um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

No Brasil, segundo dados do Dataprev/Ministério da Previdência Social, entre 2006 e 2008 foram registrados 1,9 milhão de acidentes de trabalho, enquanto no período de 2009 a 2011 o número aumentou para 2,1 milhões. “No ano de 2007, somente entre trabalhadores formais, com vínculo celestista, que correspondem a 30% da população economicamente ativa, foram contabilizados mais de 653 mil acidentes”, acrescentou.

Em Santa Catarina, segundo informações do Ministério da Previdência Social, de cada mil trabalhadores 7,64 deles foram vítimas de acidentes de trabalho, número que leva o Estado a ocupar a posição de líder nacional de acidentes de trabalho por população.

Saretta também citou as ações do governo federal, articuladas entre os Ministérios da Saúde, da Previdência Social e do Trabalho e Emprego, como a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador que prevê a implantação de 178 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador no SUS; a realização da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador; e um novo método para concessão de benefícios previdenciários para acidentados.

 

Assessoria de Imprensa da Bancada do PT na Alesc

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar