Deputado Saretta destaca a importância da prevenção da saúde do homem
O deputado Neodi Saretta (PT) destacou hoje (25) em pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa a importância da prevenção da saúde do homem e fez uma referência do Novembro Azul, mês criado para chamar a atenção e incentivar ações de combate ao câncer de próstata. “Estes momentos nos levam à reflexão. Talvez o que se investe em saúde no Brasil seria suficiente se a maior parte dos recursos fosse destinada à prevenção”, disse. Segundo ele, na última sexta-feira (21) ocorreu em Brasília um simpósio de Atenção Integral à Saúde dos Homens organizado pelo Ministério da Saúde para debater saúde neste público , já que o sistema tem dado prioridade à atenção a crianças e mulheres – e, mais recentemente, também aos idosos – considerando-os como estratos mais frágeis da sociedade.
Outra ação importante de prevenção citada pelo deputado é o fato do Brasil passar a produzir medicamento inovador contra a tuberculose. De acordo com o Instituto de Tecnologia em Fármacos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), somente no ano passado o Brasil registrou mais de 71 mil novos casos da doença. “Na última segunda-feira (24) a Fiocruz obteve o deferimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para registrar o novo remédio”, informou Saretta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa formulação em dose fixa combinada é a mais eficaz no combate à tuberculose.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões. São notificados anualmente cerca de seis milhões de novos casos em todo o mundo. “Embora curável em praticamente 100% das novas ocorrências, a doença mata mais de um milhão de pessoas por ano”, disse o deputado.
Neodi Saretta destacou também que nesta época os governos estão apreciando seus orçamentos e por isso é fundamental que os deputados e a sociedade estejam atentos para que recursos da área da saúde sejam de fato condizentem com as necessidades. “Neste ano apresentamos emenda contemplando a área da saúde do trabalhador que não estava devidamente contemplada e esperamos que na tramitação do projeto os recursos fiquem de fato assegurados”, ressaltou.
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento