Deputado Rodrigo Minotto presta homenagem pelo Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher será comemorado no próximo domingo, dia 8, mas o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (5) para prestar uma homenagem de forma antecipada. Durante discurso, Minotto lembrou da história de luta das mulheres ao longo dos anos pelo reconhecimento de direitos iguais com os homens.
No entanto, alertou para a necessidade de avançar na construção de um novo paradigma tencionando por reformas institucionais mais amplas para superar o quadro perverso das desvantagens econômicas e sociais que atingem as mulheres especialmente grupos sociais raciais, sexuais e nacionais como as mulheres negras, as mulheres de baixa renda, homossexuais, trabalhadoras das fábricas, do campo, do comércio e do setor de serviços, da saúde e da educação. "Se é verdade que as mulheres vêm exercendo seu protagonismo com maior vigor na participação econômica do país e de Santa Catarina, o nosso estado vem falhando em bem servir as mulheres na execução de políticas públicas, projetos, programas e ações que contemplem este universo", assegurou Minotto.
O deputado solicitou, ainda, atenção maior do governo do Estado para oferecer oportunidades de acesso a cursos de qualificação profissional para mulheres, implantando ações que incentivem a igualdade salarial entre homens e mulheres. "É preciso criar programas de apoio a mulheres empreendedoras especialmente de economia solidária, além de oferecer linhas de microcrédito produtivo e assistência financeira", pontuou o parlamentar.
Ao finalizar o discurso, o pedetista parabenizou as mulheres catarinenses e brasileiras pelo Dia Internacional da Mulher, assumindo compromisso de defesa intransigente dos direitos sociais e trabalhistas e da ampliação do acesso das mulheres no mercado de trabalho em igualdade de condições.
Participação das mulheres no mercado de trabalho
Ainda que o percentual de ganho real maior para as mulheres, no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, aponte uma tendência de retomada na curva ascensional da participação do rendimento feminino em torno de 82,35% em todos os níveis de escolaridade a partir de 2013, ainda há um longo caminho a percorrer.
Em Santa Catarina, a participação da mulher no mercado de trabalho vem crescendo lentamente, em torno de 4,7% ao ano nos últimos 26 anos. Ao longo de 2013, do total de 68.782 empregos formais criados no Estado, 47% foram preenchidas por mulheres, em contrapartida a taxa de desemprego entre mulheres é quase o dobro da verificada entre os homens.
Recentemente o Ministério do Trabalho e Emprego equiparou os direitos trabalhadoras domésticos as trabalhadoras formais que passam a ter direito ao salário mínimo, férias proporcionais, hora extra e jornada de trabalho dentre outros como política pública de inclusão, proteção social e trabalho decente.
Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT)
João Manoel Neto – 03146/JPSC
(48) 8406-6695