Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/09/2015 - 14h31min

Deputado Rodrigo Minotto destaca Dia D para inclusão das pessoas com deficiência

Imprimir Enviar
Deputado Rodrigo Minotto. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) destacou na tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de terça-feira (22) a realização no sábado (26) do "Dia D", uma grande feira de empregos destinada a pessoas com deficiência que vai movimentar Florianópolis nas instalações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A iniciativa é do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina (SRTE), em parceria com diversas entidades. "O objetivo é estreitar o relacionamento entre as empresas no cumprimento da legislação que define as vagas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho", explica Minotto.

Nos stands poderão ser realizadas consultas sobre disponibilidade de vagas no Sine no IGEOF, entrega de currículos, entrevistas, contratação de trabalhadores, confecção de carteira de trabalho, carteira de identidade, cadastramento eleitoral biométrico, consultas jurídicas e esclarecimento sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Trabalho formal
De acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 24% do total, e apenas 330 mil estão no mercado formal de trabalho segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais/MTE) de 2012.

Em Santa Catarina, são mais de 1,3 milhão de pessoas com deficiência, o que representa 21,31% da população do Estado, segundo o Censo IBGE de 2010. No estado, o cumprimento da Lei implicaria a contratação de 42.929 pessoas com deficiência, mas atualmente apenas 20.820 pessoas estão no mercado formal.

A Lei nº 8213/91, que define cotas para pessoas com deficiência e obriga as empresas com mais de 100 funcionários a preencherem de 2% a 5% das vagas com pessoas com deficiência completou 24 anos. "Quero cumprimentar o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, pela brilhante iniciativa e reafirmar nosso compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e de sua inclusão produtiva e social como estratégia de mediação de conflitos e construção de consensos para uma sociedade mais inclusiva e justa", finaliza Minotto.

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT)
João Manoel Neto – 03146/JPSC
(48) 8406-6695

Acompanhe Rodrigo Minotto


Rodrigo Minotto
Voltar