Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/10/2012 - 13h35min

Deputado ressalta vinda da BMW

Imprimir Enviar
Deputado Carlos Chiodini (PMDB)

O deputado Carlos Chiodini (PMDB) usou a palavra na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (25/10), para enaltecer a vinda da empresa automobilística alemã BMW. O vice-presidente mundial da BMW, Ian Robertson, anunciou na segunda-feira (22/10) em solenidade na capital federal a instalação da empresa em Araquari.
Para o deputado “é uma conquista importante para Santa Catarina trazendo também aquilo que mais precisamos: valorização e desenvolvimento”. Ele afirmou que Este empreendimento vai aquecer a economia da região norte catarinense, fomentando a vinda e a criação de novas empresas, que terceirizarão trabalhos para as empresas automotivas que estão se instalando aqui no Estado.
Chiodini comentou que muitas são as expectativas, em especial para o norte catarinense. “Geração de empregos, investimentos, desenvolvimento e qualidade de vida são aguardados pela classe empresarial e população da cidade de Araquari e região”, pontuou.
De acordo com o parlamentar, muitos serão os desafios para que “os desejos se transformem em realidade, os empresários sabem que Araquari tem muitos obstáculos e que precisam ser superados”. Entre o que precisa de investimentos estão melhorias no sistema de água e esgoto, e também tornar aquela região, uma região metropolitana, para melhorar a questão do transporte coletivo, permitindo que os ônibus de Joinville possam entrar na cidade.
A BMW anunciou que vai investir mais de 200 milhões de euros, ou seja, aproximadamente 520 milhões de reais, iniciando as obras em 2013 e a produção no último trimestre de 2014.  “Assim posto, é necessário enaltecer os esforços realizados pelos integrantes do Governo do Estado, o Governador Raimundo Colombo, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e os Secretários Paulo Bornhausen e Alexandre Fernandes, e do prefeito de Araquari João Pedro Woitexem, que após 18 meses de negociações conseguiram demonstrar a viabilidade, trazendo a BMW para Santa Catarina”, ressaltou.
Vale ainda ressaltar, que as indústrias automobilísticas representam uma parte significativa da economia nacional, ou seja: 22,5% do PIB industrial brasileiro vêm do setor, ou 5,2% do pib nacional. Segundo estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), 250 mil empresas instaladas no país têm atividades de alguma forma ligadas à indústria automobilística.
“O Brasil é o quarto maior mercado de veículos do mundo, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Japão. Na quinta posição vem a Alemanha, justamente o país de origem da marca que agora se instala em Santa Catarina”, informou Chiodini.
Entre as razões levantadas para a escolha de Santa Catarina, especificamente o município de Araquari, está a logística. O local é bem próximo de dois portos (Itapoá e São Francisco do Sul) e a menos de 100 quilômetros de outros dois (Itajaí e Navegantes). Outro ponto destacado pelo vice-presidente da BMW foi a qualificação da mão de obra do norte do Estado: um dos maiores pólos do país no setor de metal mecânica e como disse o governador Raimundo Colombo, “estes fatores, além da tradição germânica da região, pesaram mais do que os incentivos fiscais”. Quanto a produção na cidade de araquari, será de 80 mil veículos por ano. 30 mil somente na primeira fase.
“Feliz por esta conquista, o tempo demonstrará a grandeza das decisões tomadas. Santa Catarina é um estado de referência e seu povo é um estado de trabalho”, finalizou.

 

Voltar