Deputado Reno faz homenagem ao empresário e político Afonso Dresch
O deputado Reno Caramori (PP) prestou hoje, em plenário, homenagem ao empresário e político Afonso Dresch, que faleceu na segunda-feira próxima passada, aos 64 anos, de infarto. Reno salientou o espírito empreendedor e humanitário de Afonso Dresch, sempre atento aos negócios e à política, e sempre preocupado com a qualidade de vida da comunidade.
Afonso Dresch, nascido em 17 de novembro de 1948, no município de Luzerna, filho de Afonso Edmundo e Gertrudes Dresch, era empreendedor, foi hábil político, tendo se destacado nas ações em favor do turismo. Era casado com Ivone Elisabeth Dresch, com quem teve três filhos: Fábio, Cinthia e Rafael.
Formado em administração de empresas, possuía uma vasta experiência profissional iniciada em 1968, como sócio subgerente na empresa Bemaluz Ltda de Luzerna/SC, na qual trabalhou até 1973.
Sócio fundador da indústria de lacticínios Tirol, em 1974, foi gerente e diretor da empresa de 1974 a 1983. Após 1983, quando saiu da Diretoria, continuou acompanhando a administração da empresa.
De 1983 a 1988 foi prefeito do município de Treze Tílias e presidente da AMMOC - Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense, de 1985 a 1986.
Em 11 de outubro de 1986 foi agraciado com o título de cidadão honorário de Treze Tílias.
De 1989 a 1990 administrou o Condomínio Treze Tílias Park Hotel, no qual permaneceu como diretor geral até os dias de hoje.
De 1991 a 1992 foi secretário de Estado de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento.
De 1993 a 1996 esteve à frente da administração municipal de Joaçaba e de 1997 a 2000 foi reeleito prefeito de Treze Tílias.
Afonso recebeu em outubro de 2008 a Condecoração Monsenhor Reitmeier, pelos relevantes serviços que prestou ao município de Treze Tílias, devido as suas ações na vida pública e privada.
Atualmente, Afonso Dresch era sócio membro do conselho de administração da empresa que ajudou a fundar e também diretor geral do Treze Tílias Park Hotel.
Dentre as principais obras que Afonso Dresch realizou em sua vida pública em Treze Tílias, destaca-se a campanha de estilização da cidade com construções e reformas das residências em estilo típico austríaco. Foi por interferência sua que Treze Tílias tornou-se a primeira prefeitura do interior do Estado de Santa Catarina a criar uma secretaria de turismo e cultura.
Afonso também incentivou o uso de trajes típicos e fomentou a construção de prédios públicos como o da prefeitura municipal, ginásio de esportes municipal, pontes cobertas, portais e o da rodoviária, em estilo típico austríaco.
Quando prefeito de Joaçaba, criou a CONTTUR, fundação de Turismo do Vale do Contestado, com o objetivo de fomentar e integrar o turismo regional, com abrangência dos municípios de Piratuba a Caçador, tendo sido o primeiro presidente da fundação, na gestão 1994 a 1996. Foi reeleito presidente da CONTTUR, para o triênio de 1997 a 2000, período em que realizou eventos regionais e internacionais, tendo participado de alguns eventos como palestrante.
O prefeito de Treze Tílias, Mauro Dresch, decretou luto oficial por três dias, em virtude do falecimento.