Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/04/2013 - 13h34min

Deputado Reno convoca avaliação preliminar de viabilidade técnica e econômica da Ferrovia do Frango

Imprimir Enviar
Deputado Reno Caramori (PP)

“A história da Ferrovia do Frango mais parece novela mexicana”, ironizou o presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc, deputado Reno Caramori (PP), em aparte na sessão ordinária dessa quinta-feira. O parlamentar justifica sua comparação com o argumento de que “esse assunto já era discutido durante o governo do saudoso Vilson Kleinubing e desde então, vi muito candidato se eleger prometendo essa ferrovia”. À época, diz Reno, afirmei que levaríamos 20 anos para ver a obra sair do papel. “E o que vemos hoje é que nem mesmo projeto de viabilidade nós temos”.

Por esse motivo, como presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, o deputado Reno está convidando diversas autoridades relacionadas ao setor para a realização de uma reunião de avaliação técnica e de viabilidade econômica preliminar, às 15 horas do dia 6 de maio próximo, no Plenarinho. Fiesc, Facisc, Crea, Dnit, Deinfra, Fatma e Associação dos Engenheiros de Santa Catarina, entre outras entidades, serão convidadas para o debate, anunciou.

Para o deputado Reno, o traçado ideal da ferrovia, respeitando as características econômicas de cada região, deve passar por São Miguel do Oeste, Chapecó, Herval d’Oeste, Videira, Caçador, Porto União, Mafra, para depois se estender aos portos de São Francisco, Itajaí, Itapoá e Navegantes, podendo incluir traçado ao porto de Paranaguá. A partir de Herval d’Oeste, há a possibilidade de se revitalizar também o antigo traçado em direção ao Rio Grande do Sul.

Voltar