Deputado Marquito comemora com Nação Guarani a homologação da Terra Indígena Morro dos Cavalos
A celebração contou com a presença da Ministra dos Povos Indígenas (MPI) Sônia Guajajara e outras diversas autoridades federais e de SC
O deputado estadual Marcos José de Abreu - o Marquito (Psol) participou da solenidade de homologação da Terra Indígena Morro dos Cavalos, neste sábado (11), em Palhoça, na Grande Florianópolis. O evento foi realizado no território indígena, em Morro dos Cavalos, e marca um momento histórico para os povos da nação Guarani e todos que lutam pela justiça social e ambiental.
Com a participação de centenas de pessoas, a solenidade também teve a presença de autoridades como a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e Kerexu Yxapyry, liderança histórica do povo Guarani Mbya, símbolo de resistência, cuidado com a terra e luta incansável pelos direitos dos povos originários e pela homologação da TI Morro dos Cavalos.
A homologação da Terra Indígena foi oficializada no dia 4 de dezembro de 2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um ato solene em Brasília, consolidando uma luta de mais de três décadas por parte das comunidades Guarani.
Agora, o deputado celebra essa conquista no local que simboliza resistência, ancestralidade e a luta pelos direitos dos povos originários. "Estamos muito felizes. Depois de décadas, essa é uma vitória histórica dos povos Guarani, que nunca desistiram de lutar por seus territórios ancestrais. A homologação é também um compromisso com a justiça histórica e com o fortalecimento da pluralidade da nossa comunidade," destacou o deputado estadual Marquito, que esteve presente na solenidade, reafirmando seu apoio às causas indígenas e ambientais.
Também as lideranças indígenas presentes na celebração falaram sobre a importância da homologação para a preservação dos direitos indígenas. A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, afirmou que a instituição continuará a sua missão institucional e apoiará a iniciativa das comunidades indígenas a terem um desenvolvimento sustentável.
Já a Ministra Sônia Guajajara, além de enaltecer a resistência do povo indígena, enfatizou os avanços desde a criação do Ministério. Ela declarou que, nos primeiros dois anos de atuação do ministério, já foram homologadas 13 TIs, número superior às 11 homologações alcançadas na década anterior à criação da pasta.
Patrimônio e biodiversidade
Com seus 1.988 hectares, a Terra Indígena Morro dos Cavalos integra o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de Santa Catarina, e é um patrimônio tanto para os povos indígenas quanto para a biodiversidade. Esse território é um marco de resistência e preservação, representando mais que um direito conquistado: é a reafirmação da vida e da cultura Guarani.
Segundo a presidenta da Funai, a TI Morro dos Cavalos foi registrada no cartório de Palhoça, em cumprimento ao papel institucional da autarquia indigenista de reconhecer os direitos territoriais e trabalhar para que a terra indígena seja protegida e livre de invasões.
Também participaram das celebrações o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, representantes de instituições de ensino, da Casa Civil, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG) do Ministério Público Federal (MPF), do Poder Legislativo, de instituições de ensino, dentre outras lideranças.