Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/09/2013 - 14h36min

Deputado Jean Kuhlmann destaca a atuação da comunidade do Vale na enchente

Imprimir Enviar
Foto: Carlos Kilian/Agência AL

O deputado Jean Kuhlmann (PSD) destacou ontem (24), na tribuna da Assembleia Legislativa, uma informação do comandante do Corpo de Bombeiros de Blumenau: apesar de mais de 200 famílias terem sido desalojadas pela enchente do último fim de semana, os bombeiros não foram acionados no município.

Em sua opinião, este foi um indicativo de que o serviço prestado pelo poder público no momento de maior crise provocado pelas chuvas foi providencial – e, sobretudo, de que a reação da comunidade do Vale do Itajaí ao fato foi exemplar.

“O povo fez a sua parte, e deu o exemplo para todos nós. O alerta das chuvas foi dado com antecedência, a população agiu corretamente e se antecipou, prevenindo maiores prejuízos e perda de vidas com a cheia”, disse, elogiando também a união de todos os envolvidos, sem distinções e rivalidades. “Tivemos oportunidade de ver uma mobilização suprapartidária, todos unidos no esforço pelo bem comum”.

Kuhlmann ainda destacou os investimentos de R$ 600 milhões do Pacto pela Defesa Civil, que serão feitos em sua maioria no Vale do Itajaí.  Entre as principais ações elencadas pelo parlamentar, estão a sobre-elevação de barragens de contenção de cheias em Taió e Ituporanga, a construção de uma barragem de médio porte no Rio Itajaí-Mirim (em Botuverá), e a implantação do sistema de monitoramento de alerta e alarme do Estado.

Um dos investimentos mais aguardados é a aquisição e instalação de um radar meteorológico em Lontras. Com ele. será possível prever tempestades, granizo e chuvas intensas, além da intensidade desses fenômenos e quais cidades serão atingidas.

“O radar estará em operação até a metade do ano que vem, e vai permitir o acompanhamento do clima no Estado de maneira moderna e eficaz, prevenindo e mitigando os efeitos das cheias”, afirmou.


Renê Müller
Assessoria de Imprensa do deputado Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 3221-2704

Voltar