Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/11/2012 - 13h23min

Deputado Ismael propõe financiamento do tratamento dos dependentes químicos

Imprimir Enviar
1º Encontro Catarinense de Políticas Públicas Sobre Drogas

Na condição de presidente do Fórum Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas, o deputado Ismael dos Santos (PSD)defendeu a Integração de todos os setores que realizam ações contra as drogas.  O encontro que está reunindo, na capital, 750 participantes de instituições estaduais, federais, municipais e de órgãos independentes, tem como objetivo desenvolver as políticas públicas de enfrentamento às drogas. 
O Fórum Parlamentar é um dos promotores do 1º Encontro Catarinense de Políticas Públicas Sobre Drogas, que contou com a participação do governador Raimundo Colombo.
O deputado Ismael é o proponente do modelo de financiamento para tratamento de dependentes químicos, que está sendo formatado no encontro. Santa Catarina atualmente não custeia nenhuma vaga de tratamento de usuários de drogas. O modelo analisado foi apresentado  no mês de junho ao Governador  propondo financiamento em comunidades terapêuticas de 1000 vagas/mês. “Com apoio do terceiro setor poderemos estender para todas as regiões o acesso para tratamento dos viciados”, manifestou o parlamentar, que lembra ainda que no estado aproximadamente uma centena de entidades atuam  como única opção de apoio as doentes e suas famílias. 
Na abertura do evento o Governador manifestou confiança de que os técnicos das secretarias, e as entidades do terceiro setor consigam avançar na estruturação da proposta. “Eu espero muito desses dias que vocês dedicam aqui a essa missão. Ações concretas de financiamento dos tratamentos, para conseguirmos começar a vencer esse flagelo da sociedade que são as drogas”, afirmou o governador.
O custo médio mensal do tratamento de um dependente químico em uma comunidade terapêutica se aproxima de R$ 1 mil. “Precisamos oportunizar que as famílias carentes tenham acesso ao tratamento dos seus filhos”, ressalta Ismael.

Participantes do evento
Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação
Secretaria de Estado da Saúde
Secretaria de Estado de Educação
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania
Secretaria de Estado da Casa Civil
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
Secretaria Nacional de Atenção à Saúde
Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen)
Prefeitura de Florianópolis
Cruz Azul
Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas
Federação Catarinense de Comunidades Terapêuticas

Voltar