Deputada Luciane reivindica reabertura da escola João XXIII de Tubarão
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu nesta terça-feira (11) professores de Tubarão para tratar do fechamento da escola de Educação Básica João XXIII, localizada no bairro Passagem. A denúncia feita pelos profissionais do município do sul retrata o descaso do governo estadual com a situação, avalia a deputada Luciane Carminatti (PT).
Segundo relato dos professores, a notícia de que a escola seria fechada veio por telefone, sem diálogo com a comunidade escolar. Os estudantes foram transferidos para outras escolas.
"Em um bairro de 10 mil habitantes, de perfil econômico baixo, sem diálogo, uma comunidade vê sua escola sendo fechada. Qual é a motivação do gestor público? Reduzir gastos? Desresponsabilizar-se pelo acesso à educação? O Governo de SC precisa responder a estas questões", indagou a parlamentar, que também é professora.
A Comissão de Educação encaminhou ofício à Secretaria de Educação para que reveja sua decisão com urgência, evitando a desistência dos alunos e, por outro lado, restabelecendo os vínculos com a comunidade. "O estado precisa estar aonde a população está. Esperamos que o governo reconheça a necessidade de manter a escola em funcionamento neste bairro, inclusive deveria fazer o contrário: oferecer aulas em tempo integral", salienta Luciane.
Escolas fechadas
Não é a primeira vez no ano que a deputada discute o fechamento de escolas estaduais. No mês de fevereiro, realizou reunião com a secretária adjunta de Educação, Elza Marina da Silva Moretto, para esclarecer a notícia de fechamento da Escola de Educação Fundamental 30 de Outubro, localizada no Assentamento Rio dos Patos, em Lebon Régis. A justificativa foi de erro de comunicação por parte da gerência de educação local, mas a secretária deu a garantia de que a escola permanece aberta.
ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347
ANANDA BUTTENBENDER
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
049 9183-6339