Crise no setor leiteiro é debatida na Alesc
A situação atual da cadeia produtiva do leite – produção e industrialização, frente à estiagem e à pandemia de Covid-19 foi tema da reunião da Comissão de Agricultura realizada nesta terça-feira (9). O setor leiteiro foi duramente atingido pela estiagem prolongada, pelo aumento do preço do dólar e pela pandemia de Covid-19, que reduziu mercado em função do fechamento de pontos de comercialização. Somente a estiagem foi responsável pela redução de 44 milhões de litros de leite até maio, forçando a antecipação do consumo de insumos armazenados para o inverno.
O deputado Neodi Saretta (PT), que participou da reunião, disse que é importante que o governo crie políticas de incentivo e busque alternativas para auxiliar o setor, como por exemplo a compra dos produtos para distribuição tanto para alunos, quanto para programas sociais. “Essa medida ajudaria nas duas pontas, os produtores e os que precisam de ajuda nesse momento. Além disso, a produção de leite é tão importante quanto a manutenção das famílias que vivem disso”.
Os principais encaminhamentos da reunião foram a repactuação do crédito e taxas de juros; a criação de programas governamentais que amenizem a situação dos produtores; a possibilidade de criação de uma política de integração entre produtores e indústrias, entre outros.
A reunião contou com a participação de representantes do setor produtivo, do governo do Estado e diversos deputados.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310