Covid 19: Dr. Vicente atua para garantir fornecimento de anestésico
Repasse de medicamento será normalizado
O repasse de medicamentos anestésicos utilizados para intubação de pacientes com Covid-19 que precisam usar respirador estará normalizado nos próximos dias. A informação foi repassada ao deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), coordenadora das ações para enfrentamento da pandemia no Sul, nesta sexta-feira (10).
Durante toda a semana o deputado Dr.Vicente, que é médico neurologista, manteve contato com a parlamentar, com o senador Esperidião Amim (PP) e com secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta, para tratar de ações para sanar a situação que se tornou grave, com o registro de falta de medicamentos em vários hospitais. “A falta dos sedativos virou prioridade neste momento, provocando situações graves nos hospitais. Vamos continuar a monitorar a situação. Infelizmente, o sumiço da medicação teve como principal fator a imposição de preços abusivos por parte das distribuidoras, algo que motivou inclusive ação do Ministério Público Federal”, afirmou Dr. Vicente.
Atraso no repasse para hospitais
Além da falta de medicamentos, o deputado Dr. Vicente está preocupado com a demora no processo de repasse de recursos do Ministério da Saúde para os hospitais filantrópicos. Ao todo, já foram repassados R$ 56,6 milhões. Os valores vieram para o governo do Estado, que alega dificuldades burocráticas para fazer o repasse. “Vamos pressionar e atuar para que esse recurso chegue nos hospitais. A burocracia não pode ser impedimento, se necessário vamos criar os meios legais para isso”, afirma.
Os recursos são resultado de lei do senador José Serra (PSDB), sancionada pelo presidente, que garantiu R$ 2 bilhões às instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil para reforçar a estrutura de saúde no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Assessoria de Comunicação
Deputado Dr. Vicente Caropreso
Fone/Whatsapp: 48 99127 8540