Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/10/2023 - 07h19min

Costa do Encanto pode finalmente ser desatolada da burocracia estatal

Imprimir Enviar
Deputados Fernando Krelling e Matheus Cadorin. Foto: assessoria parlamentar.

“É uma obra importante demais, e curta demais, para ficar tanto tempo atolada na burocracia do Estado”. A frase do deputado Matheus Cadorin (Novo) resume os sentimentos manifestados nesta quarta-feira na reunião da Bancada do Norte na Assembleia Legislativa. Os deputados que participaram do encontro estão empenhados em encontrar uma solução definitiva para a pavimentação de um trecho crítico de aproximadamente 10 quilômetros da estrada que conecta a Vila da Glória, em São Francisco do Sul, a Itapoá. Esta obra crucial, integrante do Projeto Costa do Encanto, foi temporariamente paralisada pela Justiça Federal em janeiro de 2016 devido a questões ambientais.

A reunião da Bancada do Norte contou com a presença do Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), prefeitos e vereadores dos municípios afetados. O objetivo principal do encontro de trabalho foi enfatizar a importância desta obra para a região e a necessidade de resolvê-la de maneira consensual.

Procuradoria - O Deputado Fernando Krelling (MDB), coordenador da bancada, anunciou que foi agendada uma nova reunião para daqui a 30 dias, onde o Estado - através da Procuradoria Geral - apresentará uma proposta que atenda aos pedidos do MPF. “A gente tem buscado discutir um acordo que potencialize a conclusão da obra. Vamos checar a viabilidade destes estudos ambientais - que geralmente demoram muito e são caros - e apresentar uma proposta na próxima reunião”, anunciou o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari.

Os prefeitos de São Francisco do Sul, Godofredo Moreira Filho, e de Itapoá, Jeferson Rubens Garcia, destacaram os transtornos causados à população e os prejuízos para o poder público devido à falta de pavimentação. Moreira Filho observou que, apenas com manutenção, são gastos R$ 200 mil por mês, recursos que poderiam ser investidos em outras áreas.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Jerry Comper, ressaltou o interesse da Pasta em realizar a obra, dentro de suas possibilidades financeiras e orçamentárias.

Além disso, a reunião contou com a participação dos deputados Mauricio Eskudlark (PL), Maurício Peixer (PL), Vanessa da Rosa (PT), Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Sargento Lima (PL), destacando o amplo apoio político a essa iniciativa.

Acompanhe Matheus Cadorin


Matheus Cadorin
Voltar