Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/05/2020 - 06h15min

Conheça as ações de Fabiano da Luz para os trabalhadores

Imprimir Enviar
Foto: Agência AL

Comemorado internacionalmente, o 1º de maio, Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras, é marcado por mobilizações populares e atos políticos em defesa dos direitos da classe trabalhadora em todo o mundo. 

A data foi historicamente estabelecida em homenagem a milhares de trabalhadores que entraram em greve na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, no dia 1º de maio de 1886.

As manifestações populares exigiram a redução de uma jornada de trabalho abusiva, que chegava a 17 horas diárias, para 8 horas. As reivindicações dos "mártires de Chicago" se espalharam por outros países e continentes nos anos seguintes, resultando em conflitos diretos dos trabalhadores com forças policiais.

Para homenagear aqueles que morreram nos confrontos, a Segunda Internacional Socialista reiterou, em 1889, que o Dia Internacional dos Trabalhadores seria comemorado no 1º de maio de cada ano.

No Brasil, a data se oficializou apenas em 1924 após decreto do presidente Arthur da Silva Bernardes, que assim como em outros lugares do mundo, estabeleceu que o dia deveria ser um feriado nacional destinado aos trabalhadores.

Devido ao caráter histórico de luta da data, foi no dia 1º de maio de 1943 que o presidente Getúlio Vargas anunciou a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garantiu uma série de direitos dos trabalhadores.

Entretanto, a CLT passa por um desmonte nos últimos anos após a aprovação da reforma trabalhista e da terceirização irrestrita pelo governo Michel Temer.

Nesta conjuntura, nos últimos anos, as passeatas e mobilizações realizadas no 1º de maio retomam as origens da data e criticam a retirada dos direitos trabalhistas. Para este ano, em decisão inédita, todas as centrais sindicais do Brasil decidiram realizar atos unificados contra propostas defendidas pelo governo Bolsonaro. 

Apesar das posições historicamente divergentes sobre determinados temas, a proposta de reforma da Previdência e o crescente nível de desemprego motivaram a unidade das centrais.

Iniciativas de Fabiano da Luz: sempre ao lado dos trabalhadores
O deputado estadual Fabiano da Luz é líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa desde fevereiro de 2019. O mandato de Fabiano da Luz possui a defesa dos trabalhadores como um de seus principais pilares. Saiba mais:
- Coordena um grupo técnico que se reúne para acompanhar e mediar diálogos entre os Sindicatos das empresas públicas e os poderes.

- Luta pela preservação e o fortalecimento de todas as empresas públicas catarinenses,  enfatizando a defesa da Soberania Nacional.

- Realiza Audiências Públicas com foco na defesa do trabalhador (vinculado à pautas nacionais, como a Petrobrás e Eletrosul).

- Criou a Frente Parlamentar pelo fortalecimento das Empresas Públicas, que atua contra a extinção e privatização das estatais

- Dedica-se à valorização dos Servidores Públicos Estaduais, com participação ativa nos debates sobre as Reformas Estaduais e Nacionais.

- Mantém um grupo de trabalho diretamente para acompanhar as relações entre os trabalhadores da CELESC e os governos

- Amplia o debate na sociedade sobre a importância dessas organizações e fiscaliza as políticas e ações governamentais.
- Coordena uma setorial que discute as empresas públicas do setor agrícola.

- Apresentou Projeto de Lei, aprovado, que prorrogar os débitos do ICMS dos agricultores familiares e empreendimentos rurais catarinenses.

- Defendeu alimentação escolar 100% da agricultura familiar.
- Apresentou um Projeto de Lei para que o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais implementem a Política de compras emergenciais de produtos oriundos da agricultura familiar, da produção agroecológica, da produção de orgânicos e de produtores radicados no Estado, durante a vigência do estado de calamidade pública.
-Apresentou proposta para que Santa Catarina conceda Abono Salarial para os Trabalhadores da Saúde.

- Coordena a Frente Parlamentar das Barragens, que trata, entre outras questões, sobre os impactos ambientais


Informações: Assessoria de Imprensa/Deputado Estadual Fabiano da Luz
Maurício dos Santos (47 997237289) (48 9944190)

 

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar