Comunidade pesqueira de Imaruí quer reabertura do canal da ponte de Cabeçudas
O deputado Neodi Saretta (PT) participou de uma reunião com o superintendente Regional do DNIT, Vicilar Pretto, para debater a possibilidade de reabertura do aterro da ponte de Cabeçudas, em Laguna. A reunião foi solicitada pelo secretário Municipal de Pesca e Aquicultura de Imaruí, Luciano Boico, juntamente com Volnei Tomé, do Sindicato dos Pescadores, e Marciano Ribeiro da Silva, presidente da Associação de Pescadores de Imaruí e Região que, participaram da audiência.
Por causa do estreitamento do canal, que possui apenas 80 metros de largura, as lagoas de Imaruí e Mirim estão sofrendo com a dessalinização das águas o quem tem afetado diretamente a produção de camarões e, consequentemente a sobrevivência de milhares de famílias que dependem da atividade pesqueira.
Em documento entregue ao DNIT, as lideranças solicitaram a elaboração de uma medida compensatória com a retirada do aterro ou então a abertura de galerias profundas que possibilitem uma maior passagem de água, possibilitando assim a ressalinização das lagoas.
Saretta, que é presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, destacou que a abertura do canal é importante para garantir a fonte de renda das famílias que dependem da pesca.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310