Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/08/2020 - 16h32min

Comissão de Saúde volta a debater com Estado ações de enfrentamento da pandemia

Imprimir Enviar
Reunião virtual da Comissão de Saúde

A Comissão de saúde da Assembleia Legislativa recebeu o secretário de Estado da Saúde, André Morra Ribeiro, para debater as ações de enfrentamento à pandemia e aquilo que ainda precisa ser feito. O presidente da Comissão, deputado Neodi Saretta (PT), relatou que há uma grande preocupação com o avanço da pandemia e o alto número de mortes em Santa Catarina. "É fundamental que municípios, Estado e União tenham como absoluta prioridade resolver essa questão da pandemia que, ao contrário de outros países aonde já conseguiram dar a volta, aqui no Brasil tem sido demorado e isso acaba prejudicando as pessoas que são afetadas, mas também todos os demais setores."

Durante a reunião foram apresentados questionamentos ao secretário sobre a gestão das ações de enfrentamento da pandemia e os desafios para evitar a segunda onda de contágio nos próximos meses. O secretário reconheceu que o Estado tem dificuldade de organizar algumas questões dentro da rede de saúde e defendeu a necessidade de os municípios assumirem sua responsabilidade na gestão da crise. Dos 56 hospitais existentes em Santa Catarina, 13 são de gestão estadual e os demais são municipais ou filantrópicos.

A dificuldade na contratação de profissionais de saúde, falta de medicamentos e insumos tem impedido, de acordo com o secretário, a ativação de mais 120 leitos de UTI exclusivos para o atendimento de Covid-19. 

Outro assunto que foi pauta da reunião foi sobre as clínicas renais que estão tendo muita dificuldade em se manter pelas questões de custo. Saretta disse que o Estado já propôs a fazer um complemento, mas não houve acordo com os municípios. Conforme informou o deputado, dois terços destas clínicas renais estão em municípios que têm a chamada gestão plena, então há necessidade da participação também dos municípios. "Esperamos que seja feito um acordo para não inviabilizar a atuação e o trabalho das clínicas renais, o que seria mais um grande problema."

O pós pandemia também foi tema de debate e de acordo com Saretta, uma das grandes preocupações é sobre as consultas e cirurgias eletivas que ficaram para trás. "Tínhamos uma fila grande de catarinenses na espera antes da pandemia e, certamente, essa fila aumentou mais ainda."

Saretta finalizou dizendo que a reunião mais uma vez foi importante para cobrar mais ações e ouvir o Estado sobre o que está sendo feito para que a pandemia seja vencida o mais rápido possível.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar