Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/09/2013 - 17h28min

Comissão de Proteção Civil da assembleia visita cidades atingidas pelas chuvas no Alto Vale

Imprimir Enviar
Comissão visita Rio do Sul. Foto: Rui Westphal

O deputado Jean Kuhlmann (PSD), na condição de presidente da Comissão de Proteção Civil, visitou nesta sexta-feira seis cidades atingidas pelas chuvas do final de setembro. Além de Kuhlmann, o deputado Aldo Schneider (PMDB), que é o vice-presidente da Comissão, e o deputado federal Rogério "Peninha" Mendonça (PMDB/SC) também participaram das reuniões.

A agenda iniciou às 8h pela cidade de Ituporanga e seguiu pelos municípios de Rio do Sul, Pouso Redondo, Taió, Presidente Getúlio e Ibirama. Além das seis cidades que receberam a Comissão, outros 22 prefeitos e representantes das cidades vizinhas foram atendidos durante as visitas.

O objetivo foi verificar as perdas ocasionadas pelas cheias do último fim de semana, e saber de que forma a Assembleia pode ajudar nas necessidades mais urgentes para o trabalho de reconstrução.

Na reunião com autoridades municipais da região de Ituporanga, a  demanda principal foi a recuperação da malha viária. Estavam presentes os prefeitos de Ituporanga, Petrolândia, Chapadão do Lageado, Imbuia, Alfredo Wagner e os vice de Leoberto Leal, Atalanta e Aurora.

Em Rio do Sul, os deputados foram informados de que muitos dos municípios da região tem locais com deslizamentos/escorregamentos e que ainda se encontram com vias públicas alagadas. Além destes problemas há também a necessidade de recuperação da malha viária. Rio do Sul, Laurentino, Agronômica, Rio do Oeste continuam em estado de Calamidade Pública.

Já em Pouso Redondo,  os deputados estiveram com a prefeita Nair Goulart e com vereadores de Braço do Trombudo, para tratar dos danos da enchente. Pouso Redondo precisa de cerca de R$ 1,2 milhão para recuperação de deslizamentos, rachaduras e estradas, além dos custos para substituir pontes e tubulações. E Braço do Trombudo teve prejuízos por conta de deslizamento, ocorrido na localidade de Serril. Também precisa recuperar estradas e pontes.

"Viemos com o objetivo de conversar com os representantes e levantar as necessidades mais urgentes. Com base nesse levantamento, a Comissão pretende avaliar de que forma pode ajudar cada cidade. Inicialmente, a maior demanda é com infraestrutura", explica Kuhlmann.

Comissão de Proteção Civil
Criada em 2011, a Comissão de Proteção Civil tem como objetivo discutir maneiras para diminuir o efeito das tragédias climáticas no Estado. Ainda fiscaliza ações da secretaria estadual, do departamento estadual e do conselho estadual de Defesa Civil. Também vai debater e aprimorar programas de defesa e proteção permanente contra calamidades públicas e situações de emergência.

Foto: Rui Westphal, alesc

Julia Voigt
(Escritório Blumenau)
(47) 9272-2472 / (47) 3322-8000
Rua Engº Paul Werner, 108
Itoupava Seca - Blumenau

Voltar