Comissão de Pesca vai reunir entidades para tratar do desassoreamento do Canal de Laranjeiras
O assoreamento do Canal de Laranjeiras onde circulam as águas das lagoas de Imaruí e Mirim foi debatido durante a reunião da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa.
O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da comissão, pediu atenção dos parlamentares sobre essa questão que tem preocupado a comunidade pesqueira local, pois a dessalinização das lagoas diminuiu a produção de peixes e camarões. Esse despovoamento tem prejudicado as mais de 8 mil famílias de pescadores que sobrevivem, quase que exclusivamente da pesca.
Os parlamentares definiram que o tema será debatido em conjunto com entidades como a UFFS, Udesc , Secretaria de Estado da Agricultura, Ibama, Fatma, DNIT e as Secretarias de Pesca dos município de Laguna, Imbitura, Pescaria Brava e de Imaruí. O objetivo é a criação de um grupo de trabalho para buscar soluções para o desassoreamento da lagoa, bem como a aplicação da medida compensatória que foi acordada com o DNIT na época da construção da Ponte Anita Garibaldi. A sugestão para a criação do grupo de trabalho foi encaminhada pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Imaruí, juntamente com entidades pesqueiras.
Ainda durante a reunião foi aprovado o projeto de lei que declara a maricultura como atividade de interesse social e econômico, estabelecendo as condições para seu desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310