Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/06/2015 - 12h50min

Comissão da Pesca e Aquicultura debate poluição e assoreamento do Complexo Lagunar

Imprimir Enviar
Deputado Saretta é presidente da comissão que promoveu a audiência pública. FOTO: Nilso Vizzotto

O deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura, da Assembleia Legislativa participou de uma audiência pública, em Laguna, para debater soluções para a poluição e o assoreamento das lagoas que fazem parte do Complexo Lagunar. O complexo envolve oito lagoas num espelho d’água aproximado de 220 quilômetros quadrados. São mais de cinco mil famílias de pescadores locais que vivem da poluição e o assoreamento das lagoas que dificultam a pesca e diminuem cada vez mais a quantidade de pescados.

Conforme o deputado Saretta, proponente da audiência, entre as principais queixas das entidades que representam os pescadores estão a poluição sanitária e agrícola, a presença de toneladas de lixo, assoreamento e rejeitos de carvão trazidos pelo Rio Tubarão, a principal fonte de água doce do Complexo Lagunar. Outro pedido dos pescadores é aprovação, pelos Ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente, de uma instrução normativa que regulamente a atividade pesqueira na região, principalmente em relação ao camarão. Ainda de acordo com Saretta, os pescadores reivindicaram o controle ambiental nas Cabeceiras dos afluentes do Rio Tubarão, dragagem das Lagoas, abertura do canal de Laranjeiras, que corta a BR-101.

“Uma das propostas é elaborar um documento completo com todas as informações levantadas e providenciar a entrega à presidente Dilma Rousseff quando da inauguração da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Vamos elabora um documento com todas as questões levantadas. Nós também iremos noticiar isso ao Fórum Parlamentar Catarinense, portanto com a força aqui da região, dos prefeitos da comunidade e do nosso apoio esperamos que esses encaminhamentos possam ser dados e seja elaborado, de fato, um projeto técnico de desassoreamento e despoluição de todo o Complexo Lagunar”, falou o deputado Saretta.

Assessoria de Imprensa - Deputado Estadual Neodi Saretta (PT)
Susana Rigo - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar