Combate à crise na suinocultura é meta do deputado Mauro De Nadal
Nas últimas semanas o deputado Mauro De Nadal (PMDB) trabalhou na articulação para combater a crise na suinocultura catarinense. No dia 25 de abril o deputado Mauro buscou junto à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca informações sobre quais as projeções do mercado e como combater o alto custo de produção devido ao valor dos insumos.
Neste sentido foi informado que o Ministério da Agricultura ofertou 160 mil toneladas de milho através da Conab para Santa Catarina, diante do impacto que a pouca oferta do grão tem gerado no custo da produção da suinocultura catarinense. Outro ponto discutido foi a viabilidade do transporte, via ferrovia, de milho de outras regiões do país a um custo competitivo.
Na sequência deste trabalho, o deputado participou no fim de semana (7/5) do 17º Seminário Regional da Suinocultura, realizado em Iporã do Oeste. Na oportunidade ele explanou sobre a possibilidade de manter a equiparação do ICMS para que a carne suína e seus derivados sejam competitivos com os estados vizinhos.
Na quarta-feira, na reunião da comissão de Agricultura, o deputado Mauro De Nadal defendeu que seja encontrada uma solução que beneficie a suinocultura e os produtores de milho que também vinham sofrendo com o preço baixo do produto. Mauro apoia a prorrogação pelo governo do Estado das alíquotas reduzidas do ICMS de 12% para 6% na venda dos suínos.
Segundo Mauro, uma das saídas é aumentar a produtividade e a produção de milho - hoje o Estado consome seis milhões de toneladas e produz quase a metade. Com isso, os agricultores teriam um ganho com a quantidade produzida e os suinocultores teriam menos dificuldades para suprir o abastecimento para alimentar seus planteis.
Estavam presentes representantes da ACCS, Faesc, Ocesc, Fatma, Banco do Brasil, Cidasc, Conab, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Agricultura.
Assessoria de imprensa
Gabinete deputado Mauro de Nadal
(48) 3221-2702
#deputadoMDN