Com mais de 500 inscritos, Guaramirim será palco de seminário sobre educação inclusiva
Evento proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso acontecerá na próxima segunda-feira
Na próxima segunda-feira, dia 15, acontecerá o 10º Seminário de Educação Inclusiva do município de Guaramirim. Mais de 500 pessoas já se inscreveram para participar do evento, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que tem como objetivo capacitar professores e representantes de entidades públicas e privadas sobre o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, conforme o presidente da comissão e proponente do evento, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
O seminário terá início às 8h30 e encerrará às 17h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, no centro da cidade.
Ao todo serão ministradas quatro palestras com especialistas que compartilharão estratégias pedagógicas aplicáveis no contexto escolar.
Dr. Vicente destaca que um dos focos da comissão tem sido a promoção, em parceria com prefeituras e entidades como Apaes e Amas, de eventos para levar informação de qualidade para professores e demais profissionais e interessados, capacitando-os para lidar com o estudante com deficiência no espaço escolar e sobre como ensinar uma criança com deficiência, ou com autismo, para que ela possa exercer o direito de aprender.
“Capacitação é fundamental diante dos avanços tecnológicos e da pesquisa na área da educação especial.”
Programação
A abertura será proferida por David Crispim, coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, que discorrerá sobre “Políticas Inclusivas. Em seguida, Roselaine Pontes de Almeida, psicopedagoga e mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, abordará o tema “Metodologias Inclusivas”.
No período da tarde, Luciana Motas Dias Brites, doutoranda e mestra em Distúrbios do Desenvolvimento e especialista em Educação Especial, além de CEO do Instituto NeuroSaber, abordará o tema “É Possível uma Alfabetização Inclusiva? Práticas Pedagógicas”.
O encerramento do evento será feito pelo renomado psicólogo mineiro José Raimundo Facion, com a palestra “Definição e Objetivos de um Processo de Inclusão”.