Com 100% das UTIs de Covid ocupadas em Joinville, Krelling clama por vagas
“Chegamos ao colapso. É preciso ações urgentes do Governo Moisés para abrir novos leitos equipá-los e salvar vidas”, disse o parlamentar
O avanço da pandemia da Covid-19 em Joinville fez com que as autoridades de saúde acionassem o sinal vermelho na mais populosa cidade do Estado. Nesta quarta-feira (8), a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais públicos estava perto do limite, e o sistema já é considerado colapsado.
Diante disso, mais uma vez, o deputado Fernando Krelling (MDB) voltou a cobrar de forma bastante enfática que o governo do Estado tome providências rápidas e eficazes para a reforma e ativação de novos leitos de UTI no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Os espaços estão fechados para reforma.
Segundo o parlamentar de Joinville, “é inadmissível o município de Joinville ter criado 40 novos leitos de UTIs, enquanto o Estado abriu apenas 20, sendo que nós dependemos muito deste apoio do Governo Catarinense”. “Além de equipar os leitos, é preciso contratar equipes técnicas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, para poder atender os pacientes de forma adequada”, reforçou Fernando Krelling.
“Governo do Estado, pelo amor de Deus, olhe para a região Norte e Nordeste catarinense. Estamos com leitos de UTI Covid-19 100% ocupados no Hospital Municipal São José. Chegamos a quase 100% de ocupação no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. A situação já é caótica, principalmente porque quando falamos da nossa região, não citamos apenas Joinville, com seus 600 mil habitantes, mas sim a todo o Norte e Nordeste do Estado. São mais de um milhão de moradores catarinenses que utilizam nossas estruturas”, desabafou o deputado de Joinville.
Fernando Krelling cita algumas saídas emergenciais como abrir os 18 leitos do Hospital Regional (que estão em reforma) o mais breve possível, e, urgentemente contratar leitos UTIs de hospitais privados. “Se os casos graves seguirem aumentando e nada for feito no final de semana não teremos onde acomodar nossos pacientes. Eles terão que ficar entubados em enfermarias, sem atendimento especializado. Governador, olhe por Joinville, ajude a população do Litoral Norte e Norte e Nordeste de Santa Catarina”, clamou.
Texto: Assessoria deputado Fernando Krelling