Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/04/2021 - 17h13min

Cirurgias eletivas: Dr.Vicente aguarda portaria que liberará procedimento

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente

“Casos simples podem se tornar emergências médicas devido à longa espera”

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) aguarda a publicação no diário oficial do Estado da portaria que liberará a realização de cirurgias eletivas que não requerem internação. Durante a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizada nesta quarta-feira (14),  a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, afirmou  que uma portaria nesse sentido já foi encaminhada.

Devido ao agravamento da pandemia, somente as cirurgias eletivas que não requerem o uso de medicamentos anestésicos usados no processo de intubação de pacientes com Covid-19 e nem internação seriam autorizadas aos hospitais. “Vamos aguardar a publicação da portaria e o regramento definido. Extra-oficialmente a informação é essa. Significa um avanço que irá tirar da passividade várias equipes médicas de vários hospitais filantrópicos que estão com dificuldades financeiras devido às constantes suspensões das cirurgias eletivas devido à pandemia”, afirmou Dr. Vicente, que é vice-presidente da Comissão de Saúde e discute a retomada das cirurgias de baixa e média complexidade.

O parlamentar também revelou preocupação com o represamento da fila de pacientes que aguardam por uma cirurgia e com a falta de medicamentos anestésicos do kit intubação que atinge todo o Brasil. São milhares de pessoas aguardando com exames prontos. Casos simples podem se tornar emergências médicas devido à longa espera”, destaca Dr. Vicente. Dados da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado (Fehoesc) revelam que desde março do ano passado, início da pandemia, as cirurgias eletivas foram permitidas por apenas 60 dias, aproximadamente.

Audiência com nova secretária
O deputado Dr. Vicente Caropreso, que é médico neurologista, busca uma audiência com a secretária da Saúde para discutir a retomada das cirurgias eletivas e a estratégia do Estado para não deixar faltar medicamentos anestésicos usados no tratamento da Covid-19 . Além disso, quer tratar da situação de falta de ambulância e unidades centrais de saúde fechadas em algumas cidades.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB/SC

(48) 99127 8540


 

  Item Anterior Próximo Item
Conectado ao Microsoft Exchange

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar