CCJ aprova projeto de Mauro de Nadal sobre a síndrome de Recklinghausen
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, por unanimidade, nesta semana, Projeto de Lei 283/2014, de autoria do deputado Mauro de Nadal. A proposição dispõe sobre a inclusão dos portadores da síndrome de Recklinghausen (neurofibromatose) no rol das pessoas com deficiência.
Conforme Mauro de Nadal, o projeto visa minorar as dificuldades encontradas pelos portadores da doença na medida em que, além das limitações pela síndrome, sofrem preconceito por ela ser aparente.
A doença de Von Recklinghausen é uma síndrome congênita e hereditária. Essa desordem genética afeta, primariamente, o crescimento das células dos tecidos neurais, determinando o aparecimento de tumores benignos, podendo evoluir para malignidade, instalando-se nos locais mais variados, como ao redor dos nervos a serem afetados.
A síndrome não é uma doença rara e atinge a todas as raças. Os tumores surgem na fase da puberdade, entre 10 e 15 anos de idade, a maioria do sexo masculino. Muitas pessoas portadoras da doença ficam até impedidas de trabalhar, afirma o deputado Mauro de Nadal.
Agora, o projeto de lei vai tramitar na Comissão de Saúde e na Comissão dos Direitos da Pessoa Deficiente.
Assessoria de Imprensa
Gabinete Deputado Mauro de Nadal
(48) 33221-2702