Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/05/2023 - 19h42min

Catarinense agora pode decidir para onde vai o dinheiro do imposto que paga

Imprimir Enviar
Deputado Matheus Cadorin

Os pagadores de impostos de Santa Catarina agora poderão escolher onde o dinheiro de seus impostos será aplicado.O deputado Matheus Cadorin (Novo) apresentou nesta terça-feira (30) o projeto "Você Decide: seu imposto, suas escolhas", com o objetivo de garantir aos cidadãos de Santa Catarina o direito de definir a destinação dos recursos das emendas impositivas de seu gabinete parlamentar.

Participação
A proposta tem como meta principal permitir que os pagadores de impostos tenham participação ativa na definição dos investimentos realizados pelo Estado, especialmente nas áreas de saúde, segurança e educação, visando proporcionar serviços de qualidade.

Transparência
O projeto visa utilizar parte dos recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos catarinenses, que são destinados às emendas parlamentares, de maneira mais transparente e eficiente. Atualmente, esses recursos são distribuídos aos municípios e instituições indicadas pelos deputados estaduais.

Dinheiro do cidadão
A proposta de Cadorin busca envolver a população nesse processo, permitindo que eles indiquem projetos e organizações que devem receber esses recursos, com a condição de que sejam utilizados exclusivamente para o fim proposto. Segundo o deputado, "quem paga o imposto tem o direito de decidir para onde vai o dinheiro que ele entregou para o Estado". Dessa forma, explica o parlamentar, “o projeto se torna uma ferramenta de gestão que otimiza os recursos públicos, evitando desperdícios e aumentando a compreensão sobre o uso do dinheiro dos contribuintes”.

Como fazer
Para participar, os interessados devem ler o edital disponível no site https://www.matheuscadorin.com.br/vocedecide, que contém todas as regras para a definição das propostas a serem encaminhadas. Em seguida, é necessário inscrever o projeto, seja próprio ou de alguma instituição representada, no mesmo site. A partir do dia 12 de setembro, os cidadãos poderão votar nos projetos de sua preferência e convidar amigos para votar nos projetos que apresentaram.

Cronograma do projeto

Inscrições: de 30 de maio a 30 de agosto de 2023;

Avaliação pelo comitê: de 31 de agosto a 8 de setembro de 2023;

Divulgação e início da votação dos projetos: 12 de setembro de 2023;

Encerramento da votação dos projetos: 22 de setembro de 2023;

Auditoria interna: de 23 a 30 de setembro de 2023;

Divulgação dos projetos selecionados: 4 de outubro de 2023;

Execução das transferências pelo governo: ano de 2024.

O Partido Novo, ao qual o deputado pertence, defende a redução da máquina pública, buscando uma administração mais eficiente e econômica, o que resultaria em menos impostos para os cidadãos. Para o deputado Matheus Cadorin, “o catarinense deve participar ativamente da decisão que define onde serão aplicados os valores das emendas parlamentares. O dinheiro da arrecadação de impostos é do cidadão, por isso ele deve decidir. Afinal de contas, seu imposto, sua escolha”, finaliza o deputado.

Mais informações
Para obter mais informações sobre o projeto "Você Decide", é possível entrar em contato através do e-mail contato@matheuscadorin.com.br ou pelo telefone (48) 3221-2732.

Acompanhe Matheus Cadorin


Matheus Cadorin
Voltar