Casan prevê esgoto tratado nos Ingleses e no Santinho entre outubro e novembro
A estação de tratamento de esgoto dos Ingleses e Santinho, em Florianópolis, estará pronta entre outubro e novembro deste ano. Ela está sendo construída desde 2017.
Este anúncio foi feito na noite de terça-feira (5), durante a audiência pública organizada pela Comissão do Trabalho da Alesc, a pedido do deputado Sargento Lima (PL). O representante da Casan prevê que a estação vai atender entre 70% e 75% da população dos dois bairros.
Ao ouvir os depoimentos da comunidade, o deputado Sargento Lima declarou que a situação “é alarmante”, e destacou que o drama das comunidades se estende por mais de 30 anos. Ele, que presidiu os trabalhos, inverteu o protocolo das audiências públicas. Ao invés das autoridades, quem começou falando foram os moradores.
Durante as exposições, os moradores dos Ingleses e Santinho relataram casos de pessoas que ficaram doentes em virtude do esgoto na praia. Um dos moradores lembrou que os primeiros projetos para o esgotamento sanitário da região remontam aos anos 1970, e a comunidade continua sem atendimento.
Um morador contou 14 pontos de esgoto correndo pela areia em direção ao mar, e outra sugeriu que a Casan e a Prefeitura lacrassem todos os imóveis que despejam esgoto na rede pluvial.
Os representantes da Casan e da Prefeitura da Capital fizeram uma exposição do trabalho de fiscalização que estão realizando, com mais de 400 imóveis inspecionados entre junho e julho. Especificamente sobre a estação de tratamento dos Ingleses/Santinho, o equipamento terá capacidade para tratar 105 litros/segundo.