Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/11/2023 - 07h13min

Casan perfura solo do Pacuca para captar água

Imprimir Enviar
Foto: Amocam.

Moradores do Campeche ficaram em alerta com a chegada de uma máquina perfuradora da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) no Parque Cultural do Campeche – Pacuca neste final de semana. De acordo com informações da concessionária, trata-se de uma obra de perfuração do solo para captação de água. Porém, nenhuma autorização foi apresentada a representantes da Associação de Moradores do Campeche (Amocam) que fizeram a solicitação. Pelo menos o Serviço de Patrimônio Histórico (Sephan) deveria ter sido consultado por se tratar de área tombada pelo município.

Por isso, o mandato do deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, acionou oficialmente: o Sephan; a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), gestora do Pacuca; a Guarda Municipal Ambiental, responsável por fiscalizar a área; a Casan; e a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

Marquito conta que, durante as oficinas de construção dos planos de manejo das unidades de conservação de Florianópolis, o mandato sugeriu a inclusão do Pacuca como zona de amortecimento do Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. “O Pacuca é um importante ponto de ligação entre as dunas e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Municipal do Morro do Lampião, outra unidade de conservação”, explica.

O deputado acrescenta que vê “com muita preocupação a falta de cuidado do poder público municipal com áreas tombadas e também o uso das águas dos lençóis freáticos, em um cenário de adensamento urbano, impermeabilização do solo, consequente dificuldade de recarga do Aquífero do Campeche e possibilidade de contaminação”.

 


--
Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado estadual Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar