Caropreso participa de evento sobre aprendizado de pessoas com deficiência
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) participou na manhã desta sexta-feira (12), na cidade de Rio do Sul, do seminário “Caminhos para a inclusão humana e estratégias pedagógicas para favorecer a inclusão escolar”. O tema foi o centro de um debate que reuniu mais de 500 profissionais de diversas áreas, servidores, representantes de entidades governamentais e público em geral no Parque Universitário Norberto Frahm.
O evento é promovido pela Assembleia Legislativa por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Secretaria Municipal de Educação, Apae de Rio do Sul e Fundação Catarinense de Educação Especial.
Durante todo o dia, os participantes acompanharam palestras com temas como neurociência e educação, transtornos do neurodesenvolvimento presentes no contexto escolar e a integração sensorial como facilitadora no contexto escolar. O ministrante é o terapeuta ocupacional Fernando Cordeiro Calil.
Para o deputado Dr. Vicente, que é o presidente da comissão, a capacitação de quem trabalha com pessoas com algum tipo de deficiência é essencial. “Cada pessoa tem a sua dificuldade, e dentro dessa pessoalização, temos que treinar técnicos, aperfeiçoar os métodos e saber como melhorar e acelerar o aprendizado”, afirmou. “No estado inteiro, estamos fazendo esse tipo de seminário, de congresso, enfim, de encontros com técnicos, com professores, para avaliar o currículo ideal adaptado às pessoas com deficiência”, completou o parlamentar.
Iniciativa de sucesso
Caropreso destacou o sucesso desse tipo de iniciativa para a evolução das técnicas de ensino e aprendizagem de alunos com alguma deficiência. “Tenho certeza de que elas encontrarão aqui um alto grau de ensinamento, com repercussão direta em cima daquilo que a gente precisa, que é atender melhor a pessoa com deficiência”, garantiu o deputado. “Nossa comissão tem tido uma repercussão muito grande no estado inteiro porque nós queremos levar informação a quem atende as pessoas com deficiência”, completou.