Cardiologia do Hospital São José torna-se referência a pacientes do SUS da Amvali nesta segunda
Dr. Vicente explica que ultima etapa, que envolvia autorização do governo estadual, foi concluída com assinatura do Termo de Compromisso
A partir desta segunda-feira (2), pacientes dos sete municípios que integram a Associação dos Municípios da Região do Vale do Itapocu (Amvali) que necessitarem de procedimentos, exames e cirurgias cardíacas de emergência e urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão encaminhados ao Hospital São José, em Jaraguá do Sul. Não será mais necessário transferi-los para hospitais de outras regiões.
Segundo o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, assinou na ultima semana o Termo de Compromisso de Garantia de Acesso de Alta Complexidade em Cardiologia. O documento define os serviços e procedimentos que serão realizados e a área de abrangência para atendimento dos pacientes.
“É um ciclo que se completa. Essa era a última etapa que faltava. Em outubro, o Ministério da Saúde credenciou o Hospital São José para atender esses casos. Estamos falando de cerca de 400 mil pessoas que vivem na nossa região. Agora, problemas de coração e circulação podem ser resolvidos aqui, em um hospital equipado com tecnologia de ponta e uma equipe altamente especializada. É uma grande conquista, porque, quando o assunto é o coração, minutos podem salvar vidas”, destacou Dr. Vicente. Ele também lembrou que doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil.
Credenciamento e recursos
A habilitação do Hospital São José como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular foi oficializada pela Portaria nº 5.567, publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de outubro. O documento também estabelece o repasse anual de R$ 4 milhões para custear ações e serviços de média e alta complexidade cardiovascular.