Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/04/2024 - 16h29min

Cadorin homenageia Bombeiros Voluntários na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Deputado Matheus Cadorin e homenageados FOTO: Pedro Perez

Na noite desta segunda-feira (8), a Assembleia Legislativa celebrou, em sessão especial, os 30 anos da Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina (Abvesc). A solenidade, proposta pelo deputado Matheus Cadorin (Novo), reuniu autoridades, homenageados e representantes da sociedade civil para reconhecer a inestimável contribuição dos bombeiros voluntários à segurança pública e ao bem-estar das comunidades catarinenses.

Histórico de bravura e compromisso

Fundada em 9 de abril de 1994, a Abvesc reúne 32 unidades em 52 municípios catarinenses, contando com mais de 5 mil membros, dos quais 90% são voluntários. Ao longo de três décadas, a associação se consolidou como um pilar fundamental na proteção da vida e do patrimônio, atuando em diversas frentes:

Combate a incêndios: Somente em 2023, os bombeiros voluntários atenderam a 3,2 mil incêndios, salvando vidas e preservando bens materiais.

Atendimentos emergenciais: Atuando em acidentes de trânsito, salvamentos em altura, buscas e resgates, entre outras situações, os bombeiros voluntários garantem socorro rápido e eficiente à população.

Projetos sociais: A Abvesc desenvolve projetos como o Bombeiros Mirins, que promove a formação de cidadãos responsáveis e engajados na comunidade, e o Aspirantes, que prepara jovens para a carreira de bombeiro.

Reconhecimento e gratidão

A sessão especial foi marcada por homenagens a personalidades que dedicaram seus esforços à construção e fortalecimento da Abvesc. Entre os homenageados, estavam o fundador da associação, José Henrique Carneiro de Loyola, representado por sua filha Maria Loyola Rodrigues Alves; ex-presidentes da Abvesc; e as regionais da associação em Caçador, Concórdia, Ibirama, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville e São Francisco do Sul.

Luta por reconhecimento e valorização

Durante a solenidade, o deputado Matheus Cadorin, autor da iniciativa, destacou a importância do reconhecimento legal e da valorização dos bombeiros voluntários. "Temos trabalhado pelo reconhecimento do poder público a esse modelo. Atuamos

para que as corporações se vejam como complementares, não como adversárias", salientou.

Alfieri Nicolau Freiberger, ex-presidente da Abvesc, discursou em nome dos homenageados e reforçou a necessidade de fortalecer o sistema de bombeiros voluntários em todo o Brasil. "Devemos continuar a luta, pois nesse aspecto tivemos alguns contratempos. Mas para o pessoal não desanimar, vamos levar o ideal para frente", disse.

Bombeiros Mirins: transformando vidas e construindo um futuro melhor

O presidente da Abvesc, Ivan Frederico Hudler, destacou o projeto Bombeiros Mirins como um dos mais importantes da instituição. "O Bombeiro Mirim é pioneiro no país e atende jovens de 9 a 17 anos, promovendo valores como respeito, integridade e responsabilidade social", frisou.

Um legado de bravura e compromisso com a vida

A história da Abvesc é um exemplo de abnegação, bravura e compromisso com o bem-estar da comunidade. Ao celebrar os 30 anos da associação, a Assembleia Legislativa reconhece a importância do trabalho dos bombeiros voluntários e reforça a necessidade de fortalecer e valorizar esse modelo essencial para a segurança pública de Santa Catarina.

Acompanhe Matheus Cadorin


Matheus Cadorin
Voltar