Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/04/2024 - 16h27min

Cadorin faz ferrenha defesa da liberdade de expressão

Imprimir Enviar
Deputado Matheus Cadorin

Em um discurso contundente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado Matheus Cadorin (Novo) fez uma defesa enfática da liberdade de expressão na internet. Cadorin alertou para os perigos da censura e propôs medidas para combater a desinformação e o discurso de ódio sem comprometer esse direito fundamental.

Cadorin iniciou seu discurso narrando um "pesadelo" em que a internet se tornava um espaço censurado e controlado, onde as vozes dissonantes eram silenciadas. Ele ressaltou que a liberdade de expressão é "um pilar fundamental da democracia" e que a censura é "um veneno que mata a liberdade e enfraquece a democracia".

Educação
Em vez de censurar, Cadorin defendeu a educação como a melhor resposta aos desafios da internet. Ele propôs investir em "educação para o uso responsável da internet", "consumo crítico da informação", "respeito à diversidade" e "diálogo construtivo".

Em um artigo publicado em diversos veículos de comunicação, Cadorin reforçou sua defesa da liberdade de expressão online. Ele destacou que a internet "oferece um terreno propício para o florescimento de ideias diversas, o diálogo construtivo e a busca por soluções inovadoras".

Censura
Cadorin criticou a censura como um "entrave ao desenvolvimento, sufocando vozes dissidentes e restringindo o acesso à informação". Ele argumentou que os argumentos usados para justificar a censura, como a proteção de grupos vulneráveis, são "pretextos frágeis que encobrem tentativas de controle e manipulação da informação".

Cadorin concluiu seu artigo afirmando que a internet deve ser "um espaço de debate plural e aberto, onde diferentes perspectivas possam coexistir e ser confrontadas de maneira respeitosa". Ele defendeu a liberdade de expressão na internet como essencial para o futuro da democracia e o direito de cada indivíduo de pensar, questionar e construir sua própria visão de mundo.

Acompanhe Matheus Cadorin


Matheus Cadorin
Voltar