Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/03/2023 - 17h51min

Bombeiros Voluntários são defendidos em Jaraguá do Sul

Imprimir Enviar
Deputado Matheus Cadorin na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Câmara de Vereadores recebeu o deputado Matheus Cadorin, um dos coordenadores da Frente Parlamentar dos Bombeiros Voluntários na Assembleia Legislativa

O deputado Matheus Cadorin (Novo) esteve presente na sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira (16) para discutir a atuação da Frente Parlamentar dos Bombeiros Voluntários da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), da qual ele é um dos coordenadores. Como gestor por oito anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Cadorin é um crítico do projeto de lei n° 4.363/2001, que está no Senado e pode inviabilizar o trabalho dos Bombeiros Voluntários (BVs) em todo o país. O projeto determina, entre outras ações, que apenas as corporações militares podem usar os termos “bombeiro” e “Corpo de Bombeiros” e torna os Bombeiros Militares responsáveis por regulamentar e autorizar serviços prestados por voluntários civis.

Vereadores
Em Santa Catarina, existem 32 unidades dos BVs que atendem a 52 municípios e mais de 1,6 milhão de habitantes. Por isso, os vereadores de Jaraguá do Sul já fizeram uma moção de apelo aos senadores federais para que vetem os trechos que prejudicam as atividades dos Bombeiros Voluntários. Enquanto isso, o governo estadual planeja disponibilizar cerca de R$ 8 milhões para os BVs a partir de 2023, mas a Frente Parlamentar propõe que essa verba seja garantida por uma dotação orçamentária para facilitar o planejamento das ações e investimentos das corporações.

Experiência
Cadorin é um defensor dos Bombeiros Voluntários e do modelo voluntário de atendimento de emergência. Durante seus oito anos como gestor do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a instituição foi reconhecida como uma das melhores 100 ONGs do Brasil por três vezes. Essa experiência motivou o deputado a incluir a defesa dos Bombeiros Voluntários como um dos eixos norteadores de seu mandato.

Para todos
Frente Parlamentar dos Bombeiros Voluntários da Alesc vai trabalhar para que todos os municípios de Santa Catarina sejam atendidos por corporações próprias, sem depender de outros municípios, como acontece atualmente. A iniciativa tem como objetivo garantir o atendimento rápido e eficiente em situações de emergência, sem atrasos decorrentes da dependência de outras cidades.

Além disso, a Frente Parlamentar busca garantir que os Bombeiros Voluntários tenham recursos adequados para realizar seu trabalho de forma eficiente e segura. Matheus Cadorin destaca que os Bombeiros Militares também são solidários às causas e que o objetivo principal é salvar vidas, independentemente da instituição que presta o serviço.

Acompanhe Matheus Cadorin


Matheus Cadorin
Voltar