Berlanda se reúne com secretário da Fazenda para tratar do setor moveleiro, madeireiro e de celulose
Deputado Berlanda (PR) passou a manhã na Secretaria de Estado da Fazenda, em Florianópolis, reunido com o secretário Antonio Gavazzoni, deputados e empresários do setor moveleiro, madeireiro e de celulose do estado, em busca de melhorias para os setores.
A pauta faz parte das ações da Frente parlamentar implantada na Alesc que irá buscar auxílio fiscal para as categorias, entre elas prorrogação e redução de ICMS e um parcelamento maior do Refis.
O impasse está na diferença do importo sobre circulação de mercadorias e serviços, o ICMS, de Santa Catarina com os demais estados. As alíquotas do imposto nas operações e prestações internas é de 17%. Já para as operações e prestações de outros estados para o nosso fica em 12%.
Berlanda lembrou que é um retrocesso para o desenvolvimento desses importantes setores de Santa Catarina, tendo em vista que fica mais barato os empresários comprarem matéria prima e produto dos outros estados por conta da diferença de 5% no imposto. "Nossos produtos ficam mais caros, mesmo produzidos aqui, sendo que os produtos dos outros estados, como Paraná e São Paulo, quando chegam em Santa Catarina, saem mais baratos. E aí, qual você vai preferir comprar?", questionou o deputado.
Segundo o secretário Gavazzoni, a prorrogação do ICMS está bem encaminhada. "Próximo passo é um contato com o governador para ser assinada a prorrogação. Somos o único estado no Brasil que existe essa diferença de imposto", afirmou.
O deputado Berlanda aproveitou a oportunidade para questionar sobre a prorrogação do imposto também para o setor da agricultura e citou os produtores de alho que estão sofrendo do mesmo problema.
A próxima ação do grupo é agendar uma reunião com o governador Raimundo Colombo para agilizar a prorrogação do imposto.
Filipe Cruz
(48) 3221.3063
Gabinete Deputado Nilso Berlanda
Assessoria de Imprensa
Contato: 3221.2915
www.facebook.com/deputadoberlanda