Barragens: Fabiano da Luz participa de debate na Udesc
O Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres (LabRed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoveu na última quarta-feira (27), o Seminário Impactos e riscos ambientais de barragens. O foco do encontro foi promover reflexões sobre Miraí, Mariana, Brumadinho e Anitápolis. A atividade aconteceu em conjunto com a Associação Profissional de Geógrafos de Santa Catarina (Aprogeo-SC).
Na abertura do encontro, o deputado Fabiano da Luz (PT) apresentou um panorama da Frente das Barragens, grupo de trabalho em que ele coordena na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. "Nós estamos preocupados com o impacto humano, emocional e social deste tema. A Frente tem preocupação com a vida e a dignidade humana", ressalta o deputado estadual, iniciou as palestras, com o tema “Estado ecológico: rupturas necessárias”.
Em seguida Kleber Isaac Silva de Souza, ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-SC), falou sobre “As (in)certezas na avaliação de impacto ambiental de barragens”.
O defensor público de Santa Catarina, João Vicente Pandolfo Panitz, analisou o “Caso Anitápolis: comunidade versus fosfateira”. Na sequência o diretor-presidente da Aprogeo-SC, Eduardo Bastos Moreira Lima, abordou “Anitápolis: 10 anos depois, o que mudou com relação à implantação da fosfateira?”. Muitos estudantes da universidade acompanharam o evento.