Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/12/2022 - 16h48min

Bancada do PT se solidariza com atingidos pelas chuvas e alerta sobre crise climática

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Os deputados da Bancada do PT se solidarizaram com os milhares de catarinenses atingidos pelas intensas chuvas que caem na região litorânea nos últimos dias, causando muitos estragos e transtornos, com a interdição de vias, desalojamento de pessoas de suas casas e desabastecimento de energia.

Durante a sessão desta quinta-feira (1º) da Assembleia Legislativa, o deputado Neodi Saretta citou a preocupação com a interdição da BR-376 na divisa entre Santa Catarina e Paraná, provocada pelo deslizamento de terra, causando vítimas, “onde ainda está sendo o feito o trabalho de buscas das pessoas que estão soterradas e desaparecidas.”

Saretta também destacou as chuvas intensas na Grande Florianópolis na noite anterior. “Na região de Palhoça, muitas pessoas estão desabrigadas e desalojadas. Há casas que foram inundadas e ruas alagadas. Sei que a Defesa Civil Estadual está olhando isso, mas deixamos aqui nosso pedido para que sejam feitos todos os esforços possíveis por parte do governo do Estado, por meio da Defesa Civil e junto com os municípios, para atender as vítimas."

O deputado Padre Baldissera destacou que a Alesc fez um gesto muito importante ao disponibilizar R$ 5 milhões diretamente à Defesa Civil do Estado para atender as vítimas, decisão tomada em reunião da Mesa Diretora do Parlamento realizada nesta quarta-feira (30).

O deputado chamou a atenção para os fenômenos climáticos recorrentes (chuvas intensas ou estiagens severas) que devem se agravar cada vez mais, principalmente em SC. “Vivemos um momento do aquecimento global que traz mudanças drásticas ao clima. Temos que cada vez mais estar atentos, nos desafiar e construir políticas para amenizar estes desastres, que é consequência do comportamento humano.”

Padre Pedro demonstrou preocupação com o povo da região Oeste e Meio Oeste que está preocupado com a falta de chuvas. “Num espaço de 400, 500 km vivemos esta triste realidade, de um lado cheias, de outro a ausência da chuva. Isso nos remete a profundas reflexões e atitudes. Nosso Planeta clama por uma relação de convivência mais harmoniosa com a natureza.”

Nas redes sociais, o deputado Fabiano da Luz disse que acompanha com aflição a situação dos deslizamentos na BR-376. “Meus sentimentos e solidariedade aos familiares das vítimas. Muita cautela, pois os riscos de deslizamento permanecem em diversas regiões do estado.”

A deputada Luciane Carminatti pediu atenção redobrada a qualquer sinal de risco de deslizamentos. “Já choveu mais que o dobro do normal para esta época do ano, vários municípios já decretaram emergência e precisamos nos proteger de desmoronamentos, enxurradas e inundações. Não se arrisque. Ligue 199, 190 ou 193.”

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar