Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2015 - 16h59min

Balanço: “Primeiros 90 dias foram de muito trabalho”, diz Natalino

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

Ao fazer um balanço dos três primeiros meses do mandato de deputado estadual, Natalino Lázare (PR) se diz satisfeito com os rumos de sua atuação no Legislativo catarinense. “Certamente já somos vistos de forma diferente pelo governo do Estado e pelas lideranças estaduais e federais, pois todos sabem que temos uma voz ativa na defesa dos interesses da região na capital”, afirma.

Natalino avalia que o primeiro trimestre foi um período de ajustes e de planejamento de suas futuras ações, momento em que também foi possível buscar recursos e melhorias para os municípios que representa. “Fizemos inúmeras audiências com secretários de Estado, presidentes de autarquias e representantes de classe para levar nossos pleitos. Além disso, mantemos contato direto com a cúpula do governo no sentido de cobrar a resolução de antigas demandas locais”, diz.

O deputado comenta que importantes avanços foram alcançados na presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde programas de ampla relevância foram estruturados e estão na iminência de serem colocados em prática.

Dentre eles, está o Programa Catarinense de Agroenergia, iniciativa que prevê a utilização de dejetos suínos para a geração de energia elétrica através de biodigestores e posterior comercialização para a destruição nas redes da Celesc. O projeto é pioneiro no país e vai levar uma solução ambiental e de ordem financeira para milhares de propriedade rurais em Santa Catarina.

Natalino evidencia ainda a atenção oferecida ao segmento do vinho através do Programa Catarinense da Vitivinicultura, cuja criação foi motivada pelas fortes demandas de matéria prima e de fortalecimento da cadeia da uva e do vinho no Estado. O projeto tem o envolvimento do sindicato da categoria e ainda de produtores de todas as regiões catarinenses.

Em outra frente, o deputado tem cobrado atenção da Epagri para que retome o trabalho de aproximação com o agricultor e para que ofereça orientação técnica e contínua ao homem do campo. “Atualmente são poucos os servidores para atender a forte demanda das propriedades, motivo pelo qual muitos produtores estão sem a devida atenção”, explica o deputado.

Na área de Segurança Pública, os esforços tiveram como foco o incremento do efetivo da Polícia Militar e Civil na região de Videira, pedido que em alguns municípios já foi atendido. Na saúde, há um entendimento próximo com a Secretaria da Saúde no intuito de ampliar os procedimentos em diversas especialidades, sobretudo nas de média e alta complexidade.

Para tanto, encontros com representantes dos hospitais e das secretarias municipais de saúde são feitos em busca de um denominador comum entre as demandas regionais, quando será possível oferecer um novo tempo para a saúde da região diante de investimentos por parte do governo e do somatório de esforços dos profissionais da área.

Dentre os setores prioritários, Natalino tem o olhar especial pela Educação, já que é professor de carreira. Nestes primeiros meses de mandato, acompanha de perto as movimentações do magistério catarinense, que busca mais valorização da classe e melhores condições de trabalho e remuneração.

Diante disso, foi um dos principais articuladores para que a primeira proposta do Governo do Estado – a conhecida MP 198 - fosse rejeitada pela Alesc, medida que permitiu que o debate sobre os pleitos dos professores pudesse ser ampliado, mesmo diante do estado de greve destes profissionais.

Por isso, avaliou que seria necessário explicar melhor aos deputados o que diz o plano de carreira proposto pelo Executivo, quando convidou técnicos da área para fazer um relato simplificado e comparativo à Comissão de Educação da Casa de Leis. O estudo teve boa repercussão e despertou o interesse da Secretaria de Educação para que fosse avaliado entre os técnicos da pasta e o grupo recrutado pelo deputado. Desta conversa, deverão sair importantes encaminhamentos para que a negociação entre professores e Estado possa ter um melhor encaminhamento.

Contudo, Natalino reforça que diante do curto espaço em que ocupa uma cadeira no Legislativo, importantes avanços foram possíveis e muitos deles já concretizados. “Sigo dentro de meus compromissos de campanha, em especial, de defender com dedicação a bandeira da região pelo qual fui eleito. Semanalmente retorno à Videira para atender as pessoas e ouvir as reivindicações em nosso gabinete regional, além de compartilhar todas as decisões de nosso mandato com lideranças políticas e empresariais destes municípios”, finaliza.


Felipe Schuler
Chefe de Gabinete | Comunicação
Gab. Natalino Lázare - PR
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
48.3221-2638 - 48.9661-0017 - 49.9971-0373

Voltar