Avicultura pede socorro
O deputado Neodi Saretta (PT) voltou a repercutir na tribuna da Assembleia Legislativa a preocupação e o grito de socorro da avicultura catarinense, mais especificamente dos avicultores, que atravessam um momento de extrema dificuldade. Santa Catarina é responsável atualmente por 17,63% do total de abate de frangos de corte e 28.3% do valor exportado do Brasil. Com um efetivo de rebanho de corte de frango de aproximadamente 150 milhões de cabeças, o Estado tem como destaque as regiões Oeste e Sul.
No período de 2007 a 2012, o Brasil teve um aumento de 23% na produção e 25% na exportação. Durante o mesmo período, o Estado teve um aumento de 10% na produção e 14% na exportação. Já em 2014, a avicultura catarinense cresceu 4,8% no primeiro semestre, com um abate mensal de 150 milhões de cabeças.
"Os dados são extremamente positivos para a indústria, no entanto, não se pode dizer o mesmo sobre o avicultor,que não tem obtido o devido retorno na sua atividade", aponta Saretta. O parlamentar destacou a realização de uma reunião, nesta quarta-feira (12), em Concórdia, entre produtores, sindicatos, lideranças do setor e a empresa BRF Foods. Nesse encontro, será tratada a questão da remuneração concedida aos produtores, que como muitos levantamentos apontam, não tem recebido o suficiente para cobrir o próprio custo da produção. Para Saretta, "os avicultores estão buscando de forma justa e merecida, um reajuste real e maior comprometimento por parte dos frigoríficos", afirma.
No Sul do Estado o cenário não é diferente e por isso, no próximo sábado (15), será realizado em Nova Veneza, encontro entre produtores e representantes da JBS, também com o objetivo de lutar por melhorias na remuneração. "A situação é preocupante em todas as regiões do Estado e fazemos um apelo para que as agroindústrias olhem pelos produtores" comenta Saretta, que ainda destaca que, " a situação das indústrias é boa, e quem bom que elas tem crescido e contribuído para o desenvolvimento do estado. Mas infelizmente os produtores estão passando por necessidades e precisam que esse preço melhore urgentemente, é a atividade pedindo socorro", finaliza Saretta.
Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Adrieli L. Cecon - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754