Avança projeto de Naatz que amplia ações de apoio ao jovem empreendedor rural
Reunida em Lages durante as sessões da Alesc itinerante , a Comissão de Finanças e Tributação aprovou por unanimidade nesta quarta-feira ( 12) o Projeto de Lei nº 268/2024, do deputado Ivan Naatz (PL), que altera a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem Agricultor e à Sucessão Familiar no Campo, para ampliar as ações de apoio educacional oferecidas ao jovem empreendedor no campo.
A proposta inclui as escolas públicas estaduais de ensino médio na lista de instituições que deverão promover atividades de educação e formação de jovens do campo, além de prever a oferta de seminários e aulas sobre empreendedorismo rural e agronegócio e a promoção de ações para a integração de todos os membros da comunidade escolar com temáticas relacionadas a empreendedorismo rural, gestão e sucessão familiar.
Ao agradecer o apoio dos colegas deputados, Ivan Naatz reiterou que o objetivo principal do projeto é capacitar os jovens com habilidades práticas e teóricas necessárias para não apenas gerir, mas também inovar e expandir as propriedades rurais. “É incontestável a importância das atividades agropecuárias para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, por isso a necessidade de incentivar a permanência dos jovens no campo, bem como sua qualificação, dada a diminuição progressiva da população rural jovem”, observou Ivan Naatz. Na sequência o texto segue para as comissões de Trabalho; de Agricultura e Desenvolvimento Rural; e de Educação.
Comunicação Gabinete com Agência Alesc