Autismo: 2º Seminário Municipal sobre Educação Inclusiva de Tijucas acontece nesta quinta-feira (16)
"Educação Inclusiva: Escola como Espaço Inclusivo e de Acolhimento às Diferenças" é o tema do 2º Seminário Municipal de Tijucas sobre Educação Inclusiva, que acontecerá nesta quinta-feira (16). O evento é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, em parceria com a prefeitura do município. O seminário terá início às 8h, no Anfiteatro Leda Regina de Souza, e segue até às17h.
Palestrantes especializados vão abordar estratégias pedagógicas relevantes para o contexto escolar, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador Opositor (TO), além de explorar temas como inclusão e socialização de pessoas com deficiência.
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ressalta o compromisso da comissão em promover eventos educacionais em diversas regiões do estado, em colaboração com a Escola do Legislativo, visando a fornecer informações de qualidade para educadores e interessados no tema da educação inclusiva.
“Nossa comissão tem promovido esses eventos em todas as regiões do estado. Mais de 6 mil pessoas participaram dos nossos seminários só no ano passado. Nosso objetivo é promover a capacitação partindo de uma reflexão sobre os processos da educação inclusiva, compartilhando conhecimentos e estratégias pedagógicas para que a pessoa com deficiência possa se integrar ao ambiente escolar, desenvolver suas habilidades e exercer o seu direito de aprender”.
Programação
A palestra de abertura será proferida por David Crispim, coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, que discorrerá sobre "Quebrando Paradigmas para Incluir Socialmente". Em seguida, Renata Camargo, doutoranda e mestra em educação, abordará o tema "Altas Habilidades”.
No período da tarde, a professora e mestra em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Roselaine Pontes de Almeida, fará as palestras “Desafios e Possibilidades para a Inclusão” e “É Possível Promover uma Alfabetização Inclusiva? Estratégia para TEA, TDAH e TO.
Para fechar o seminário, Guilherme de Almeida Prazeres, autista com bacharelado em Direito e mestrado em Educação pela Unicamp, conduzirá a palestra "Inclusão no TEA: a Perspectiva de um Autista".
Assessoria de Comunicação
Deputado Dr. Vicente Caropreso - PSDB
(48) 99127 8540