“Aumentar cobertura vacinal de crianças deve ser prioridade dos gestores”
O deputado Neodi Saretta (PT) relatou nesta terça-feira (8) a preocupação em relação à baixa cobertura vacinal de crianças em Santa Catarina. O tema foi levantado durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. De acordo com Saretta, que preside a comissão, é fundamental que estado e municípios façam uma busca ativa das crianças não imunizadas, para atualizar caderneta vacinal. “Esta é uma grande preocupação de todos os gestores da saúde e responsáveis, porque há uma baixa cobertura vacinal. Desta forma é fundamental fazer uma busca ativa destas crianças, já que isso precisa ser prioridade dos gestores da saúde”, relata.
Sobre o cenário de imunização, o deputado lamentou a baixa cobertura no Brasil, que já foi referencia mundial. “Já fomos exemplo de imunização em termos mundial, sendo o PNI – Programa Nacional de Imunização - citado no mundo inteiro, mas com a divulgação de notícias falsas e falta de esclarecimento a cobertura vacinal foi diminuindo.”
Saretta falou ainda da demora em chegar vacinas contra a covid, inclusive para os menores de três anos. O imunizante foi aprovado há cerca de dois meses pela Anvisa, mas o Ministério da Saúde ainda não distribuiu as doses aos estados.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310