Audiência pública vai discutir situação dos avicultores no Sul do estado
A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (26) uma audiência pública em Nova Veneza para debater os problemas enfrentados pelos avicultores do Sul do estado. O encontro está marcada para as 17 horas, no Teatro Municipal. De acordo com a entidade que representa os produtores, o preço pago pelos frigoríficos por ave está abaixo dos custos de produção, causando prejuízo.
O pedido para audiência partiu da deputada Ana Paula Lima (PT). Foram convidados representantes dos produtores, dos frigoríficos, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério Público, Poder Judiciário, entre outros.
Mais de mil famílias de avicultores do Sul e do Planalto Norte catarinense vivem a maior crise do setor em duas décadas. O preço final pago por ave pelas empresas integradoras aos criadores está entre R$ 0,35 e R$ 0,45, valor que não cobre os custos de produção. Os avicultores reclamam ainda que adquiriam financiamentos bancários para melhorias nas propriedades, em cumprimento a novas exigências sanitárias.
Sala de Imprensa - Assembleia Legislativa de Santa Catarina
(48) 3221.2620