Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/05/2013 - 16h49min

Audiência pública define criação de campus do IFSC em São Lourenço do Oeste

Imprimir Enviar

Cerca de 250 pessoas participaram da audiência pública realizada na segunda-feira (27), em São Lourenço do Oeste, para tratar da instalação de uma unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no município. O debate contou com a presença de dez prefeitos e 30 vereadores do Noroeste do estado, do deputado Dirceu Dresch e do deputado federal Pedro Uczai, ambos do PT. A audiência foi chamada pela prefeitura do município.

Dresch e Uczai comunicaram que a construção do campus do IFSC no município está incluída na quarta fase do programa de expansão do ensino profissionalizante, do Ministério da Educação. Conforme os parlamentares, está acordado com a reitoria do Instituto Federal de Santa Catariana que a região de São Lourenço do Oeste será a próxima a receber um campus do Instituto Federal.

“A demanda existe, a falta de mão de obra qualificada é um entrave para o crescimento da região e o desenvolvimento da agricultura familiar. As unidades do IFSC em São Miguel do Oeste e Chapecó ficam a mais de 100 quilômetros de distância, por isso os estudantes vão para Pato Branco (no Paraná) em busca de cursos”, afirmou Dresch. O deputado reuniu-se recentemente com o diretor de Expansão do IFSC, Caio Alexandre Martini Monti, para discutir a questão.

Monti garantiu que a região tem as condições necessárias para receber a unidade.
Enquanto a instalação do campus não acontece, uma forma de agilizar a criação de vagas de cursos técnicos no município é formalizar uma parceria entre a prefeitura e o IFSC, a exemplo do que já ocorre em Pinhalzinho, sugeriu Dresch. As conversas estão adiantadas e isso poderá ocorrer dentro de 60 dias. Uma comissão definirá os cursos que serão oferecidos.

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC

Voltar