Atividade em São Carlos lembra passagem do Dia do Rio, no sábado (24)
Um seminário no Balneário de Pratas, em São Carlos, no dia 24 de novembro (sábado), marcará a passagem do Dia do Rio no Estado. A atividade inicia às 9h e encerra às 15h 30. A data está no calendário oficial de Santa Catarina a partir da Lei 13.748, aprovada em 2006, depois de um projeto apresentado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT).
A comemoração ocorre no dia 24 de novembro de cada ano, com o objetivo de ampliar o debate em torno da importância da preservação dos mananciais hídricos e da necessidade de mudanças nas posturas do Poder Público, e da própria sociedade, em relação à forma como o ser humano se relaciona com a água. "Nesta atividade em São Carlos estamos envolvendo pescadores, agricultores familiares e também estudantes, com palestras que tratam da importância da água e de uma gestão qualificada dos recursos hídricos", destaca Padre Pedro.
A mobilização tem o apoio do mandato do deputado Padre Pedro Baldissera, do Fórum Permanente para Preservação do Aquifero Guarani e das Águas Superficiais, do Movimento dos Atingidos por Barragens, Via Campesina, Associação de Pescadores, Diocese de Chapecó, IECLB, Paróquia São Carlos, prefeitura de São Carlos e Sintraf.
Programação
9h - Abertura
10h - Tema 1
Crise ambiental no sistema capitalista
Mudanças climáticas
Palestrante
Professor Doutor Ivo Marcos Theis (FURB)
11h - Tema 2
Importância das águas e sua gestão
Palestrante
Nelso Figueiró (EPAZGRI)
12h - Debate do povo
13h 30 - Tema 3
Impacto social e ambiental
das barragens
Palestrante
Pedro Melchiors (MAB)
14h 30 - Mística e Encerramento