Artigo: Dia Internacional do Idoso
O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1º de outubro. Este dia foi instituído em 1991 pela ONU - Organização das Nações Unidas, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
Lembramos com carinho do Projeto Universidade para a Melhor Idade: lançada em 2015, durante nossa Gestão na Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, a proposta recebeu ótima adesão do público. Rapidamente uma turma de quarenta alunos a partir dos 55 anos de idade foi formada. Tínhamos fila de espera para a abertura de novas turmas
O Projeto Universidade para a Melhor Idade contava com duração de um ano e meio. Durante esse período, os idosos participavam de atividades focadas em três grandes eixos: Conhecimento e Cuidado; Revisão de Vida e Da Reflexão à Ação.
Através de uma parceria entre o poder público e universidades, foi possível ofertar polos educativos, com lazer, cidadania, esporte e cultura para a terceira idade.
É possível viver bem na idade que se tem? Várias administrações no país, e ao redor do mundo, já provaram que sim. Em Santa Catarina, nós também temos exemplos. A ampliação de universidades do idoso para mais regiões catarinenses é um caminho que sugerimos para atender, com dignidade, a nossa população idosa.
Fabiano da Luz (Deputado Estadual e vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa)