Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/02/2024 - 16h54min

Ano Legislativo inicia: Dr. Vicente aponta desafios para SC

Imprimir Enviar
Foto: Divulgação.

O ano legislativo teve seu pontapé inicial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça-feira (6). A sessão inaugural foi marcada pela leitura da mensagem do governador Jorginho Mello. Durante o evento, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou desafios para o desenvolvimento, como a celeridade das obras de infraestrutura rodoviária, tanto federais quanto estaduais, em andamento no estado.

"Só na região da Amvali temos quatro grandes obras rodoviárias em execução, que são conquistas importantíssimas e prioridades do governo estadual, mas que não estão no ritmo que almejamos. Precisamos de um grande esforço nesse sentido, envolvendo a bancada federal também. A infraestrutura, a logística de transporte, é um calo para nossa economia. Temos uma BR-101 engarrafada a todo momento e um Porto de Itajaí, que já foi o segundo maior do país em movimentação de contêineres, parado há mais de um ano", afirmou o deputado.

Saúde

Além disso, a questão da saúde também preocupa o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc. Ele espera que a execução do Programa de Valorização dos Hospitais Filantrópicos e Municipais e a Tabela Catarinense de Procedimentos Cirúrgicos diminuam o tempo de espera por cirurgias eletivas.

No ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde realizou mais de 110 mil cirurgias eletivas e emergenciais, 21% a mais que em 2022. Porém, novas pessoas entram na fila todos os dias, e o número chega a 100 mil pacientes aguardando.

"A fila não é problema, o problema é a fila não andar com agilidade. Discutimos muito isso na Comissão de Saúde no ano passado. O governo, por intermédio da secretária Carmen Zanotto, fez a revisão da política hospitalar, incluiu mais hospitais parceiros, ampliou o atendimento de especialidade de forma regional, a exemplo do hospital São José, de Jaraguá do Sul, que foi credenciado para efetuar cirurgias cardíacas. Estamos acompanhando todo esse processo", afirmou o deputado.

Inclusão

À frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Vicente já trabalha para ampliar a realização de eventos de formação e capacitação em parceria com municípios e entidades. Em 2023, mais de 6 mil pessoas participaram de atividades da comissão.

Enxurradas

O parlamentar também destacou apoio a posição do governador Jorginho Mello que anunciou obras de desassoreamento dos rios como forma de  diminuir o risco de enchentes. “Não dá para esperar que o clima colabore. É preciso união de esforços para garantir segurança para a população, para o patrimônio das famílias”.

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar