Aniversário de Ibirama valorizado pelos potenciais do município e tradição
Os 87 anos de criação do município de Ibirama foram registrados nesta quinta-feira pelo deputado Jerry Comper (MDB). Em manifestação durante a sessão plenária, destacou a comunidade onde tem sua base política, sua capacidade de organização, o potencial econômico e turístico, instituições de ensino, história esportiva e a tradição de eleger, como ele, deputados estaduais, dos quais dois chegaram à presidência da Assembleia Legislativa.
Jerry lembrou que seria um dia de festa, não fosse o momento da pandemia da Covid-19. Valorizou as tradições culturais e a capacidade de mobilização que marcou momentos como o pós-enchentes de 1983 e 1984, com a construção da grande barragem que é a segurança do médio Vale do Itajaí. Citou conquistas na educação, com as implantações dos campus da Udesc e do Instituto Federal (IFC). Falou de investimentos, como a criação de uma usina de energia com licenciamento garantido a custa de muita mobilização política. E de atrações ligadas ao esporte e às corredeiras do rio Hercílio e Itajaí-Açu, locais de rafting e canoagem.
O deputado destacou o esporte também pela história do clube de futebol Atlético Hermann Aichinger e seu saudoso presidente Ayres Marchetti, vítima recente da Covid-19. E além de destacar lideranças locais, entre as quais o prefeito Adriano Poffo (MDB), o parlamentar lembrou a tradição de Ibirama de ser representada por deputados locais na Assembleia. Waldomiro Colautti e Aldo Schneider inclusive chegaram a presidir o legislativo estadual. Joáo Mattos e Genésio Marchetti também execeram mandatos na casa. “Tenho orgulho de fazer parte dessa tradição da política de Ibirama”, disse Jerry.
O líder do MDB, deputado Valdir Cobalchini disse que Ibirama é referência para o Vale do Itaja[i e para Santa Catarina, “por sua pujança econômica, cultural e política. A lembrança do aniversário do município mereceu manifestações também dos deputados Silvio Dreveck (PP), que fez questão de também lembrar do ex-colega Aldo Schneider. Em seguida ainda se manifestaram os deputados Maurício Eskudlark (PL) e Ismael dos Santos (PSD).