Altair Silva ressalta importância de manter SC como área livre de febre aftosa
A Assembleia Legislativa sediou na manhã desta terça-feira (30) o 6º Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa. O evento, realizado em modo híbrido, tem como objetivo manter o tema em evidência à sociedade e às entidades representativas do setor produtivo catarinense. A intenção é, além de fortalecer parcerias público-privadas, dar maior ênfase à importância de implementação de ações permanentes para a prevenção à doença.
Presidente da Comissão de Agricultura da Alesc, o deputado Altair Silva (PP) resalta que é de extrema importância que mantenhamos, para as gerações futuras, uma área livre de febre aftosa sem vacinação, para que deste modo, possamos continuar exportando produtos catarinenses para o Brasil e outros países.
A doença, que é viral e altamente contagiosa, afeta bovinos, suínos, caprinos, ovinos, além de outros animais e pode ser transmitida para seres humanos. Desde 2007, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIT) reconhece Santa Catarina como um estado livre da aftosa sem vacinação.
Ana Carolina Polidoro
Jornalista
Assessora Parlamentar Dep Altair Silva