Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2025 - 15h44min

Altair Silva propõe ações urgentes para enfrentar a estiagem no Oeste catarinense

Imprimir Enviar
Deputado Altair Silva
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Diversos municípios da região Oeste catarinense estão decretando situação de emergência devido à estiagem. Para ajudar o governo estadual a adotar medidas eficazes contra os efeitos da falta de chuvas, o deputado Altair Silva (PP) protocolou na Assembleia Legislativa uma série de indicações com recomendações para apoiar os municípios afetados.

"Alguns municípios não recebem chuvas significativas há meses e estão com o abastecimento comprometido, precisando recorrer a caminhões-pipa para garantir água para as necessidades básicas. Com essas indicações, nossa intenção é ajudar o Estado a adotar medidas rápidas que possam viabilizar auxílios para as cidades, minimizando os prejuízos já perceptíveis", explica o parlamentar.

Diante da gravidade da situação, Altair Silva propôs ações concretas que incluem desde o fortalecimento de programas de incentivo à armazenagem de água até a destinação de recursos para o transporte emergencial de água. O deputado também sugeriu a agilidade no reconhecimento das situações emergenciais e na análise de licenças para perfuração de poços artesianos, medidas que, segundo ele, são essenciais para amenizar os impactos da seca e garantir que os municípios possam enfrentar a crise hídrica com mais eficiência.

Até o momento, 35 prefeituras já publicaram decretos de situação de emergência, sendo 26 de nível um e nove de nível dois. “Seguimos sem previsão de chuvas significativas para os próximos dias. Com isso, temos certeza de que esse quantitativo ainda deve aumentar, o que vai intensificar as demandas para o Executivo catarinense, que precisa estar preparado para atender a essas necessidades urgentes de forma rápida e eficaz”, afirmou o parlamentar.

 


Larissa Martinelli
Assessoria de Imprensa
Deputado Altair Silva
(49) 9 9936-0077
(49) 9 8423-9507

Acompanhe Altair Silva


Altair Silva
Voltar