Alesc realiza audiência pública sobre turismo de base comunitária
Turismo de base comunitária (TBC) é o tema de uma audiência pública que será realizada nesta quinta-feira (3), às 18 horas, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por proposição do presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Marquito (Psol). O intuito é ouvir diferentes setores envolvidos com a temática no estado para embasar um parecer sobre o projeto de lei da deputada Paulinha (Podemos) que está tramitando na Alesc.
O TBC envolve a participação ativa das comunidades locais, valorizando seu modo de vida, cultura, tradição e meio ambiente. A premissa é gerar benefícios socioeconômicos para os residentes locais, com base na promoção da sustentabilidade ambiental e no apoio à salvaguarda de patrimônios materiais e imateriais.
Estão confirmados para compor a mesa do evento: Goura Nataraj (PDT), deputado estadual pelo Paraná; Roberta Braz e Gisele Ramos, do Projeto Tekoá Pirá, que trabalha com salvaguarda de patrimônios culturais e naturais da Ilha de Santa Catarina; Daniela de Carvalho Carrelas, coordenadora do Programa de Educação Patrimonial e Turismo de Base Comunitária do Instituto Federal de Santa Catarina; Dineia Ricardina de Souza, representante da Associação de Moradores do Sertão do Peri e do grupo de TBC "Vivências no Sertão"; Karlota Scotti, da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia e do Sítio Hortêncio; e Carolina Mattosinho de Carvalho Alvite, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Na quinta de manhã, a partir das 8 horas, Marquito e Goura farão visitas a projetos de turismo de base comunitária da capital catarinense. Sairão, às 8 horas, da Reserva Extrativista do Pirajubaé, na Costeira, e irão de barco para Croa, Ilha das Vinhas e projeto Tekoá Taguá, no José Mendes. Serão visitados sítios arqueológicos, produção artesanal de cerâmica e barracão comunitário de produção de argila.
Goura participará de diversas outras atividades na cidade. Nesta quarta-feira (2), vai ocupar a tribuna da Alesc; participará de roda de conversa, às 15 horas, na Alesc, com movimentos Tarifa Zero e o vereador Afrânio Boppré (Psol); e de debate sobre ciclomobilidade e cicloturismo, às 18 horas, no Bugio Centro. Na quinta (3), às 14 horas, fará parte de uma roda de conversa sobre cannabis medicinal, no Espaço Cultural Multitudinário, além da visita aos projetos de TBC e da audiência pública sobre o mesmo tema.